Número de casos pode chegar a 5 milhões em 2024, conforme estimativas do governo. A projeção do aumento de casos se deve a uma combinação de fatores, em especial calor e chuva intensos, e ao ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus no Brasil.
Vacinação começa a partir de fevereiro com crianças e adolescentes. A imunização será feita com duas doses em 521 municípios de regiões endêmicas do país. Como o laboratório tem uma produção limitada de doses, foi preciso definir prioridades. Veja a lista.
Vacina é só mais uma ferramenta que pode ajudar o Brasil a controlar doença, diz líder da OMS. "Diferentemente da covid-19, que tem transmissão de pessoa para pessoa, a dengue é transmitida por mosquitos, portanto, será necessário continuar com a vigilância ambiental, o controle de vetores, imunizando a população para proteger aqueles que não serão abrangidos pela vacina e também evitando surtos de outras doenças transmitidas por mosquitos, como a chikungunya e o vírus zika."
O que dizem os especialistas
Nas zonas tropicais e subtropicais, as alterações climáticas tiveram impacto nas estações, tornando-as secas ou chuvosas, mais quentes e mais longas, e as temporadas de transmissão da dengue começando mais cedo e durando mais tempo. Em países com montanhas e clima temperado, o aumento das temperaturas ajudou o mosquito a subir cada vez mais em altitude, expondo novas populações anteriormente livres de dengue e aumentando a probabilidade de surtos.
Diana Rojas, líder da equipe da OMS sobre arbovírus
A globalização das viagens e a tropicalização do clima da Itália estão aumentando as infecções, que antes estavam limitadas a outras partes do mundo. Os casos são subestimados em relação aos reais.
Massimo Andreoni, diretor científico da Sociedade de Doenças Infecciosas e Tropicais da Itália
Dengue: Como mudanças climáticas podem agravar doenças - UOL Confere
Read More
No comments:
Post a Comment