Basais - presentes no olho o tempo todo, funcionam como um escudo protetor da córnea. Ao garantirem hidratação contínua, previnem o ressecamento da superfície ocular, facilitam a remoção de partículas transportadas pelo ar, mãos ou que estiverem na pele que o circunda, e ainda auxiliam na visão e difusão de oxigênio e nutrientes para a região.
Reflexas - são uma resposta rápida às necessidades das células locais, a depender de condições ambientais (temperatura, umidade, etc.) ou patogênicas (recuperação de lesões, etc.). Podem conter mais anticorpos para ajudar a combater bactérias.
Emocionais - se manifestam em situações de alegria, tristeza, medo e outros estados emocionais. Decorrem da ativação do sistema límbico, associado às emoções, que se comunica com o sistema lacrimal. Até o momento, os cientistas ainda não esclareceram totalmente essas alterações fisiológicas e neurais.
O volume de lágrimas reflexas e emocionais é maior do que o das basais. Esta é a razão pela qual o sistema de drenagem lacrimal fica sobrecarregado, extrapola a região dos olhos, fazendo que as lágrimas escorram pela face, aumentando o escoamento pelo nariz.
E como o organismo sente?
Os efeitos de proteção das lágrimas basais e reflexas já são bem estabelecidos na literatura médica, mas estudos sobre o impacto das lágrimas emocionais na saúde física e mental seguem em andamento e ainda necessitam de confirmação.
O que acontece no seu corpo quando você chora - VivaBem
Read More
No comments:
Post a Comment