Quem não gosta de assistir a um filme ou série no sofá degustando uma pipoca? Pois nutricionistas revelam que esse hábito pode ser muito saudável e ainda ajudar no emagrecimento, desde que a pipoca seja preparada de forma natural, evitando as opções industrializadas, que contêm gordura, açúcar e muito sal.
“A pipoca é um alimento nutritivo e com baixo teor calórico. Uma xícara, por exemplo, tem apenas 31 calorias. Rico em fibras, ajuda a controlar os picos de açúcar no sangue, auxiliando no controle das taxas de glicose e insulina. Ajuda também a equilibrar o LDL (colesterol ruim) e o HDL (colesterol bom), além de trazer maior saciedade”, diz a nutricionista e pós-graduada em nutrição clínica Bruna Furtado, de Ribeirão Preto (SP).
A profissional afirma que, se for consumida em lanches intermediários e preparada de forma adequada, a pipoca pode também ajudar no emagrecimento.
Segundo ela, o grão é rico em vitaminas do complexo B, principalmente a B6, que ajuda na produção do neurotransmissor serotonina, responsável pelo bom humor, felicidade e melhora do sono.
A casca do milho é rica em polifenóis, que podem agir como antioxidantes inibindo a ação dos radicais livres no organismo, ou seja, auxiliando a retardar o envelhecimento precoce e trazendo saúde para pele, cabelos e unhas.
Para ajudar na dieta, Bruna sugere o preparo em pipoqueira elétrica, que não usa óleo e estoura os grãos com o calor da máquina, na panela ou até no microondas. No caso da panela, o ideal é aquecer um fio de óleo comum, óleo de coco ou azeite de oliva e usar pouco sal.
No microondas, deve-se acrescentar os grãos com um pouco de água no fundo de um refratário de vidro, coberto com plástico filme com alguns furinhos para facilitar a saída do calor.
Você sabia? Pipoca é saudável e pode ajudar a emagrecer - Revista Globo Rural
Read More
No comments:
Post a Comment