Um bebê inglês de 16 meses foi diagnosticado com um tipo raro de câncer após a mãe dele notar que sua urina estava ficando cada vez mais escura e de cheiro forte. O pequeno Jaxon Hart foi diagnosticado com tumor de Wilms, um tipo agressivo de doença nos rins que atinge especialmente crianças menores de seis anos.
“Meu filho fez xixi no hospital e estava tão escuro quanto Coca-Cola. Os médicos o levaram para uma ultrassonografia que revelou uma massa de cinco centímetros de diâmetro no rim dele. Era quase o órgão direito inteiro”, lembra a mãe do menino, Stacie Hart, em entrevista ao Daily Mail.
Câncer raro
O tumor de Wilms é um tipo raro de câncer, apesar de ser responsável pela maioria dos diagnósticos de tumor renal em crianças.
O tumor é formado por células-tronco, que normalmente se especializam e se tornam células de diferentes tipos. No caso dos rins, em pacientes saudáveis, elas seguem amadurecendo até cerca de quatro anos de idade.
Nas crianças que têm tumor de Wilms, essas células param de se especializar e continuam se multiplicando, formando massas malignas.
Os tumores crescem rápido e não apresentam sintomas específicos nos estágios iniciais, por isso costumam ser diagnosticados tardiamente. Em casos mais graves, podem ocorrer metástases principalmente para o pulmão, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
0
O menino estava com uma tosse persistente além do xixi progressivamente mais escuro e com cheiro intenso. Os médicos suspeitaram da metástase para o pulmão, o que justificaria a tosse intensa, mas descobriram que o sintoma estava relacionado a uma infecção decorrente do mal funcionamento dos rins.
O bebê teve seu rim removido e, antes da cirurgia, passou por cinco sessões de quimioterapia. Após o procedimento, Jaxon fez mais um mês da terapia — combinado, o tratamento funcionou e todos os sinais do tumor desapareceram. Agora, aos 19 meses de vida, Jaxon se encontra saudável.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Urina de bebê escura faz médicos descobrirem câncer raro - Metrópoles
Read More
No comments:
Post a Comment