Rechercher dans ce blog

Tuesday, December 12, 2023

Planos de saúde têm recorde de queixas; veja o top 10 de reclamações - UOL Confere

O mesmo vale para serviços hospitalares e exame. Os médicos abusam da prescrição de testes laboratoriais: 40% dos exames no Brasil são desnecessários, consumindo R$ 12 bilhões ao ano, diz o IESS.

Convênios demoram a adotar medicina preventiva. No Brasil, o médico especialista (mais caro) é visto como de melhor qualidade, enquanto países desenvolvidos preferem os generalistas. Por lá, o investimento é na saúde preventiva com o médico de família, que acompanha o paciente ao longo da vida, um modelo com eficácia acima de 85%, segundo o pesquisador Ademir Lopes Júnior (USP).

As operadoras são mal geridas no Brasil. Elas contratam hospitais, médicos, laboratórios e vão empurrando com a barriga um modelo obsoleto. Se há uma crise no setor, ela já é crônica.
Ligia Bahia, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ.

"É insustentável"

As operadoras culpam a preferência do brasileiro por médicos especialistas. "O atual modelo é insustentável, mas gera a sensação de que existe acesso aos serviços", admite Marcos Novais, superintendente da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde). "Se oferecer ao brasileiro um plano com médico de família e outro tradicional, ele compra o segundo."

Tem de haver um acordo social para mudar essa percepção. As mudanças começaram, mas leva tempo mudar a cultura e formar médicos generalistas, em falta no Brasil.
Marcos Novais, da Abramge

Adblock test (Why?)


Planos de saúde têm recorde de queixas; veja o top 10 de reclamações - UOL Confere
Read More

No comments:

Post a Comment

Governo de Minas entrega 11 ônibus do Transporta SUS em Curvelo - Agência Minas Gerais

Seguindo a meta de levar os serviços de saúde cada vez mais próximos ao cidadão, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Sa...