Converse abertamente com seu médico sobre o uso de outros medicamentos, incluindo os que você compra sem receita na farmácia, além de suplementos, fitoterápicos e drogas recreativas. Elas podem interagir com o antidepressivo e prejudicar o seu tratamento.
Siga as instruções do médico, do fabricante e de seu farmacêutico de confiança sobre como tomar o medicamento.
Evite aumentar ou diminuir doses sem orientação profissional.
Solicite ao médico um canal aberto para comunicar sobre eventuais efeitos colaterais e saber como gerenciá-los.
Evite parar de tomar antidepressivos por conta própria. Como ele atua no SNC (sistema nervoso central), é preciso que o corpo se adapte gradualmente à retirada do remédio. Seu médico pode orientá-lo a fazer isso de forma segura. Esta medida evita efeitos indesejáveis, assim como o agravamento da depressão.
Fontes: André Boin, médico psiquiatra, doutorando do programa de neurologia e neurociências da FMRP-USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) e mestre em ciências pela mesma instituição; Dagoberto Requião, médico psiquiatra e professor da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUC-PR; Sérgio Tamai, médico psiquiatra com doutorado em psiquiatria (USP), diretor secretário da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e diretor do Hospital da Cantareira (SP); e Vanessa Farigo Mourad, consultora farmacêutica do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo). Revisão médica: André Boin.
O que acontece no seu corpo quando você toma antidepressivos - VivaBem
Read More
No comments:
Post a Comment