No caso dos bebês e na primeira infância, é comum a chamada pressão de sono homeostática, conhecida também como efeito vulcânico, que acontece quando eles cochilam menos do que o necessário durante o dia, seja em termos de quantidade ou qualidade, e ficam extremamente irritados, exaustos e hiperexcitados. O resultado desse efeito é que o pequeno não relaxe na hora de adormecer, causando aquela famosa "luta contra o sono".
O fato de não dormir o período necessário provoca muitas consequências a curto prazo, como irritabilidade, impulsividade e hiperatividade. Já a longo prazo, a criança pode ter um comprometimento do desenvolvimento físico e intelectual, por exemplo.
Crianças e adolescentes
Quando chega à fase escolar, a privação do repouso pode levar ainda a notas ruins, dificuldade na tomada de decisões, aumento nos comportamentos arriscados, diminuição nas conquistas acadêmicas e piora na performance nas atividades físicas, com maior risco de lesões.
Com a chegada da adolescência esse quadro acaba se complicando. Nesse caso, além de todos os prejuízos já mencionados, há o risco de eles se envolverem em acidentes de carro porque não estão tão descansados e atentos como deveriam.
Adultos
Quantas horas eu preciso dormir? Cada idade tem um tempo ideal; veja o seu - VivaBem
Read More
No comments:
Post a Comment