Pesquisadores da revista Nature Medicine divulgaram dados que mostram a associação entre o adoçante eritritol e as taxas mais altas de ocorrência de AVC e ataques cardíacos. Segundo o estudo, a relação entre ambos se daria pelo aumento da probabilidade de formação de coágulos sanguíneos.
Encontrado em baixas concentrações em frutas e vegetais, o eritritol faz partes dos adoçantes naturais que não contém calorias e com capacidade adoçante de 70%.
De acordo com um dos autores do estudo, Stanley Hazen, da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, o uso do adoçante na produção de alimentos industrializados aumentou a sua concentração na corrente sanguínea da população.
A partir da constatação, Hazen começou a pesquisar os efeitos do eritritol em amostras sanguíneas de dois estudos anteriores, os quais acompanhavam as taxas de ataques cardíacos e AVC entre os participantes.
Ambos os estudos, que tinham 2.100 participantes nos Estados Unidos e 830 participantes na Europa, analisaram pessoas com predisposição a esses eventos, devido a fatores como excesso de peso ou diabetes.
Com a análise, os cientistas notaram que, ao longo de três anos, os participantes com maiores níveis de eritritol apresentavam maior risco de sofrer uma parada cardíaca ou um AVC.
A pesquisa
Por se tratar de um estudo observacional, não ficou provado que o eritritol seria, de fato, o desencadeador dos problemas de saúde. A equipe do pesquisador passou a explorar os efeitos do adoçante no sangue.
Durante o estudo, oito voluntários de baixo risco de ataque cardíaco ou AVC, consumiram alimentos e bebidas contendo 30 gramas de eritritol.
Os níveis sanguíneos do adoçante saltaram de cerca de 4 micromoles (uma medida de concentração) para cerca de 6.000 micromoles e permaneceram altos por várias horas.
Verificou-se, também, que o eritritol promove a formação de coágulos quando adicionado em amostras de sangue, tanto nas de camundongos como nas de sangue humano, em níveis de 300 micromoles e 45 micromoles, respectivamente.
Entretanto, segundo Duane Mellor, porta-voz da Associação Dietética Britânica, a maioria das pessoas não costuma ingerir quantidades suficientes para atingir os níveis testados para efeitos de coagulação neste estudo.
Participe do grupo e receba as principais notícias
da Diversa+ na palma da sua mão.
Adoçante comum pode provocar AVC e ataque cardíaco; veja qual - ND Mais
Read More
No comments:
Post a Comment