Rechercher dans ce blog

Tuesday, November 15, 2022

Dormir menos de cinco horas pode estar associado a maior risco de ter doenças crônicas, afirma estudo - Pequenas Empresas & Grandes Negócios

O excesso de preocupação em relação ao trabalho pode fazer com que você não durma o necessário, trazendo graves consequências à saúde. Segundo uma pesquisa publicada na revista PLOS Medicine, pessoas de meia-idade que relataram dormir cinco horas ou menos tiveram um risco aumentado de desenvolver até duas doenças crônicas.

Em parceria com outras instituições, a pesquisa elaborada pela University College Londres analisou o impacto da duração do sono e sua associação à saúde em mais de 7.000 homens e mulheres com idades de 50, 60 e 70 anos. Os pesquisadores examinaram o tempo que cada participante dormia e se eles foram diagnosticados com alguma comorbidade ao longo de 25 anos.

De acordo com o estudo, os entrevistados que relataram dormir cinco horas ou menos tiveram mais de 20% de chance de serem diagnosticados com uma doença crônica e 40% de terem duas doenças crônicas, em comparação com aqueles que dormiram até sete horas por mais de 25 anos.

"Nossas descobertas mostram que a curta duração do sono também está associada à multimorbidade [presença de dois ou mais problemas de saúde em uma mesma pessoa]. A multimorbidade está aumentando em países de alta renda e mais da metade dos idosos agora têm pelo menos duas doenças crônicas, revelando-se um grande desafio para a saúde pública”, afirma a autora principal do estudo, Séverine Sabia, ao Science Daily.

Além disso, os cientistas descobriram que a curta duração do sono também está relacionada a um aumento de risco de mortalidade. Na amostra, pessoas que dormiam cinco horas ou menos aos 50 anos elevaram em 25% o risco de mortalidade.

Os pesquisadores ainda avaliaram se dormir por uma longa duração, de nove horas ou mais, afetava os resultados de saúde. No entanto, não houve associação clara entre longas durações de sono e multimorbidade em pessoas saudáveis.

Dicas para melhorar a qualidade do sono

Segundo Sabia, para promover uma boa noite de sono é necessário que o local de descanso seja silencioso, escuro e com uma temperatura confortável.

A cientista também aconselha desligar aparelhos eletrônicos e evitar grandes refeições antes de dormir. Atividade física e exposição à luz durante o dia também podem ser positivas para uma noite melhor.

Adblock test (Why?)


Dormir menos de cinco horas pode estar associado a maior risco de ter doenças crônicas, afirma estudo - Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Read More

No comments:

Post a Comment

Governo de Minas entrega 11 ônibus do Transporta SUS em Curvelo - Agência Minas Gerais

Seguindo a meta de levar os serviços de saúde cada vez mais próximos ao cidadão, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Sa...