Ter uma saúde em dia é fundamental para mantermos a energia para trabalharmos e realizarmos nossas atividades cotidianas. Por isso, é muito importante se alimentar bem, de forma saudável, sem cometer grandes exageros. Agora, um novo estudo descobriu que um alimento delicioso é extremamente saudável e faz muito bem para o coração.
Podendo ser degustado juntamente de diversas combinações ou separado, a comida objeto do estudo é saborosa de qualquer forma. Por isso, comer este alimento que tão bem faz o coração não é nenhum sacrifício e nem vai lhe obrigar a adotar uma dieta rígida para cuidar desse órgão tão importante do corpo humano. Vamos descobrir, a seguir, os benefícios deste alimento.
Como foi feito o estudo?
Um estudo publicado na revista científica Journal of the American College of Cardiology revelou que comer um punhado de nozes pelo menos duas vezes por semana pode diminuir a chance de problemas cardíacos. Segundo a pesquisa, realizada pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, este alimento faz tão bem ao coração que o risco de uma pessoa que o consome desenvolver alguma doença cardíaca é 15% menor. Ele também ajuda a reduzir a chance de uma doença arterial coronariana em 23%.
Durante 32 anos, os pesquisadores acompanharam em torno de 210.000 pessoas. Reuniram informações fundamentais sobre os voluntários como histórico de saúde, estilo de vida, alimentação e doenças. Os dados foram coletados através de questionários feitos a cada dois anos. A partir disso, eles verificaram 14.136 casos de doenças cardiovasculares, bem como 8.390 de doença arterial coronariana e 5.910 casos de acidente vascular cerebral (AVC), sendo muitos deles fatais.
Veja também: ANS suspende comercialização de dezenas de planos de saúde: e agora?
Sugestões para você
Por que este alimento faz bem ao coração?
Os estudiosos utilizaram nozes no estudo e também testaram castanhas dos mais variados tipos, como amêndoas, amendoim, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-pará, pistache e noz-pecã. Todos são considerados superalimentos por causa dos teores altíssimos de antioxidantes, proteínas, minerais e fibras.
Segundo o nutricionista e endocrinologista do Hospital Clínico da Universidade de Barcelona, Emilio Ros, o estudo é bastante consistente a respeito do efeito positivo das oleaginosas sobre o coração. Já para o médico Jeremy Pearson, da Associação Britânica do Coração, “comer nozes cruas regularmente realmente pode representar um menor risco de desenvolver doenças cardíacas (…) Pode haver muitas razões para isso, incluindo a possibilidade de que as pessoas que costumam comê-las sejam mais propensas a seguir dietas saudáveis em geral.”
O doutor Pearson lembrou também que a pesquisa se concentrou demais na ingestão de nozes cruas não processadas, “que são muito diferentes das nozes torradas e salgadas, que em geral possuem grandes quantidades de sal ou açúcar.”
Outros benefícios das nozes
Antes de sabermos que este alimento faz bem para o coração, já tínhamos ciência de que as nozes eram saudáveis. Isso porque elas são ricas em ômega-3 e outras substâncias que, ao serem consumidas regularmente, podem diminuir as chances de desenvolver obesidade e diabetes.
Segundo um estudo publicado no periódico científico Diabetes, Obesity and Metabolism, as nozes também conseguem reduzir o apetite e, até por isso, servem como uma ferramenta poderosa e eficiente na luta para a perda de peso.
Veja também: Conheça 5 países onde vale a pena se aposentar; confira o ranking das melhores aposentadorias
Poucos sabem, mas comer ESTE alimento faz bem para o coração - PronaTEC
Read More
No comments:
Post a Comment