Um adolescente morreu nos EUA após ter contraído a Naegleria fowleri, nome científico da ameba conhecida como "comedora de cérebro". O distrito de saúde do estado de Nevada trabalha com a hipótese de ele ter sido infectado no lago Mead, onde entrou na água pela parte localizada no Arizona, no início do mês, informou a Fox 5 Vegas na última quarta-feira.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA confirmou que a doença que acometeu o paciente foi causada pela Naegleria fowleri. Como ela costuma ser encontrada em rios, lagos e águas termais, o distrito de saúde de Nevada acredita que o adolescente tenha sido infectado no referido lago. Apesar disso, a gerente de doenças transmissíveis do distrito, Kimberly Franich, destacou que registros de infecções são incomuns, mas, quando ocorrem, normalmente levam à morte.
A ameba pode entrar no organismo humano pelo nariz, de onde segue até o cérebro. Não se pode transmitir de pessoa para pessoa e, se for ingerida, também não ocorre infecção.
Os sintomas incluem dor de cabeça, febre, náusea ou vômito, rigidez no pescoço, convulsões e coma, podendo culminar na morte do paciente.
— Embora eu queira tranquilizar o público de que esse tipo de infecção é uma ocorrência extremamente rara, sei que isso não traz conforto para sua família e amigos neste momento — afirmou o médico Fermin Leguen.
Adolescente morre após contrair ameba 'comedora de cérebro' nos EUA - Extra
Read More
No comments:
Post a Comment