Cuidar do corpo é algo necessário para pessoas de todas as idades. Porém, é importante destacar que ao compreender isso não estamos falando de estética e sim de saúde. Existem algumas doenças que são bastante silenciosas, porém perigosa.
Homens e mulheres possuem doenças diferentes mas ambas podem ser muito complicadas. Para as pessoas que possuem útero, o perigo está no ovário policístico. Mesmo que pouco falado, esse problema pode trazer vários desconfortos.
Entenda a doença
Durante o período escolar aprendemos que os ovários são órgãos que aparecem em dupla no corpo, sendo responsáveis pela produção de hormônios sexuais feminino. É ele também que acolhe os óvulos das mulheres.
Porém, uma porcentagem elevada de pessoas podem acabar desenvolvendo cistos neste local. Esses “intrusos” são pequenas bolas com materiais que podem ser semi-sólidos ou líquidos.
Já, no caso dos ovários policísticos, assim como o nome diz, o órgão apresenta diversas dessas pequenas bolas. Vale ressaltar que em torno de 10% delas há associação com sintomas desconfortáveis. A outra porcentagem é assintomática.
A diferença entre as duas situações, ou seja, do cisto no ovário e do policístico estão no tamanho dessas bolinhas. No primeiro caso, o exemplar é maior, podendo ser um caso de cirurgia. Já no segundo, os modelos são pequenos, porém, vários.
A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) costuma aparecer em mulheres no período de 30 a 40 anos, mas existem casos em pessoas mais novas, e o diagnóstico deve ser feito após observar imagens de ultrassom. A estimativa é que no Brasil existam cerca de 2 milhões de pessoas com esse problema.
A médica Gabriela Pravatta Rezende afirma que a SOP é um caso específico. As mulheres que possuem ovário policístico não precisam ter necessariamente a Síndrome. Este caso é mais uma doença endocrinológica e sua principal característica é um distúrbio no processo de ovulação.
Assim, a frequência irregular acaba causando um ovário aumentando e repleto de folículos. Já o hormônio masculino presente nesse processo pode gerar queda de cabelo, aumento de pelos e acne.
Sugestões para você
A médica ainda explica que a SOP costuma ser diagnosticada quando as outras causas de ovulação são descartadas. Os médicos analisam diversos critérios para conseguir compreender se a doença é realmente a responsável pelos problemas hormonais.
Saiba mais: ESTAS dores podem ser sintomas de GRAVÍSSIMAS DOENÇAS; veja se você já sentiu e tome cuidado!
Quais os sintomas?
Os principais sintomas que aparecem nessas mulheres são as alterações menstruais. Neste caso, as mulheres acabam menstruando poucas vezes ao ano ou ainda possuem esse período em excesso.
Pode haver também aumento de seios, pelos no rosto e abdômen, tendência maioria a obesidade, acnes na pele e infertilidade. Há casos em que as mulheres também apresentam queda de cabelo e depressão.
Mesmo que o medo da maioria das mulheres seja a infertilidade, a médica ginecologista Jessica Crema Tobara comenta que essas pessoas podem sim engravidar. Pacientes que estejam com a SOP em controle podem passar pela gestação normalmente.
Porém, em caso de estar com a doença em descontrole é necessário realizar a vida em médicos especializados para que seja realizado um tratamento que possa familiar a gravidez espontânea.
Assim, é possível realizar esse processo de acordo com os sintomas. Será necessário tomar cuidado com a resistência insulínica, disfunção do metabolismo, colesterol e outros pontos que um acompanhamento médico e uma mudança no estilo de vida devolver.
Casos famosos
Recentemente, mais especificamente no último dia 20,a atriz Larissa Manoela usou as redes sociais para comentar com seus seguidores sobre a doença. Ela explicou que havia visitado um médico e acabou por localizar o problema.
Em sua postagem no Twitter ela explica que já sabia sobre o diagnóstico de endometriose, uma doença também ligada aos órgãos reprodutores femininos. A novidade assustou a atriz, porém ela pareceu confiante ao comentar que encontrará o melhor tratamento para a doença.
Veja também: Transtornos e doenças que GARANTEM auxílio ou benefício do INSS; confira lista completa
O que são ovários policísticos? Doença revelada por atriz global chama atenção! - PronaTEC
Read More
No comments:
Post a Comment