Embora no dia a dia, a maioria das pessoas não costumam prestar a atenção aos seus ouvidos, só lembrando deles quando são acometidas por otite, ou quando se entra água em seu interior, ou ainda, quando se lembra de usar o cotonete após o banho.
Veja também: É melhor comer a clara ou a gema do ovo para ter mais benefícios? Descubra agora
No entanto, o ouvido está sempre em funcionamento, trata-se de um órgão com bastante sensibilidade, e, portanto, deve-se ter cuidado com eles. Cuidar da saúde dos ouvidos impacta principalmente no longo prazo, existem certos hábitos que podem danificar a saúde dos ouvidos. Conheça alguns deles!
Hábitos que podem danificar seus ouvidos que você nem percebe que está fazendo
Usar cotonetes sem necessidade
O corpo humano tem a capacidade de eliminar naturalmente o excesso de cera dos ouvidos, desta forma não é necessário fazer o uso de cotonetes. Porém, criou-se uma cultura de que o cotonete é bom para remover a cera no ouvido, mas a verdade é que a cera que o ouvido produz é uma secreção formada de lipídios, lubrificante e ácida que combate bactérias e fungos que podem prejudicar os ouvidos.
Portanto, a cera não tem nada de nojenta e não precisam ser retiradas com cotonetes a cada banho. Se você achar que seus ouvidos estão com excesso de cera, utilize a toalha para suavemente limpar os ouvidos.
Ouvir músicas com volume máximo
Se a tua mãe já te advertiu dizendo para não ouvir música em volume tão alto em seus fones de ouvido, pois assim você poderia ficar surdo, então saiba que ela tinha total razão, pois este hábito tão prazeroso, pode danificar seus ouvidos, causando perda auditiva.
Apesar de naturalmente perdemos a capacidade de ouvir bem com o passar dos anos, quando se submete os ouvidos às músicas em volume alto, estas podem danificar o sistema auditivo e causar perda auditiva precocemente.
Fazer uso de velas nos ouvidos
O processo de “ignioterapia auricular” é um método que consiste em usar velas como meio de limpeza e higiene dos ouvidos. Mas, não é um método que você deveria adquirir, por conta dos riscos que representa à saúde auricular. Isto acontece devido aos resíduos de vela que podem entrar nos ouvidos e causar infecções.
Não secar os ouvidos após imersão em piscinas ou em praias
Por fim, na próxima vez que você for à praia ou piscina, não esqueça de secar seus ouvidos com uma toalha para evitar o acúmulo e proliferação de bactérias, que podem causar sérias infecções em seus ouvidos.
Nunca faça estas 4 coisas com seus ouvidos ou poderá prejudicá-los gravemente - Edital Concursos Brasil
Read More
No comments:
Post a Comment