Um homem de 50 anos foi atendido no Medical Trust Hospital, na Índia, com um estágio avançado de língua preta e pilosa. A doença faz com que essa parte do corpo aparente estar cheia de pelos.
Segundo a Academia Americana de Medicina Oral, o quadro não é tão incomum e afeta cerca de 13% da população. No entanto, o caso do indiano, relatado em artigo publicado no periódico científico Jama Dermatology, chamou a atenção devido à severidade.
Os médicos escreveram que o paciente tinha uma espessa camada preta de saburra (colônia de bactérias que se forma sobre a língua), com partes amareladas no centro e na parte de trás da língua. Além disso, o tecido da superfície da língua apresentava fibras finas, alongadas e pretas, que davam a impressão de ter pelos (no fim desta notícia, reproduzimos um tuíte com a imagem da língua do paciente, que pode ser bastante desagradável para algumas pessoas).
O que causa a língua pilosa
Academia Americana de Medicina Oral explica que nossa língua é coberta por papilas filiformes, que são projeções em formato de cone com cerca de 1 milímetro de comprimento. Essas papilas são rosadas e, devido à estimulação e abrasão (gerada por alimentos ou ao higienizar a língua), caem e crescem novamente, o tempo todo.
Com a falta de abrasão, as papilas não caem e seguem crescendo. Já a falta de higiene favorece o acúmulo de bactérias e de queratina, a mesma proteína que compõe os fios de cabelo. Em longo prazo, a combinação faz com que a papilas se tornem compridas (por não caírem e acumularem queratina) e pretas (por causa da saburra e restos de alimentos), dando a impressão de que há pelos sobre a língua.
Além de preta, a língua pilosa pode apresentar uma coloração marrom, branca, amarelada e até verde ou rosa, dependendo da causa específica e de fatores associados ao problema, como tabagismo, consumo excessivo de café, chás e doces coloridos.
Além da mudança na cor e da aparência peluda, a língua pilosa gera mau hálito e gosto metálico na boca, mas não provoca dor.
No caso do paciente indiano, ele havia sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) três meses antes de apresentar a língua pilosa. Ele vinha sendo alimentado com líquidos e purês (que não geram tanta abrasão na língua) e tomando diversos medicamentos, que também podem gerar o problema bucal.
O indiano e seus cuidadores foram orientados a fazer a higiene bucal corretamente e o problema foi solucionado após 20 dias. Escovar os dentes e a língua após todas as refeições é a principal forma de tratar (e prevenir) o problema. Dependendo do caso, também pode ser recomendado deixar de fumar e reduzir o consumo de certos alimentos, como café, chás e doces.
Abaixo reproduzimos um post no twitter com a foto da língua do paciente indiano, que pode ser desagradável para algumas pessoas. Não continue caso não queira ver.
Indiano tem quadro grave de 'língua preta e peluda'; entenda o problema - VivaBem
Read More
No comments:
Post a Comment