RIO — A cidade do Rio suspendeu nesta terça-feira a vacinação contra a gripe por falta de doses na capital. A prefeitura prevê que a imunização contra a Influenza deve voltar nesta quarta-feira após o meio-dia. A expectativa é que mais vacinas cheguem ainda na noite desta terça-feira. O Rio de Janeiro vive um surto de casos da doença nas últimas semanas, o que fez aumentar em 37% o número de casos de síndrome gripal em sete dias.
Quiz da vacina: descubra quando você deve tomar sua próxima dose no Rio
Após a Rocinha ter enfrentado dias de fila nos seus postos de saúde por causa do surto de Influenza A, o problema chegou ao Vidigal. Na tarde desta segunda-feira, mais de 150 moradores da comunidade da Zona Sul faziam fila enquanto aguardavam atendimento no único posto de saúde local, o Rodolpho Perissé, fundado em 1981. Praticamente todos tinham sintomas de gripe e muitos foram embora sem atendimento.
Nova variante:‘É muito difícil evitar a entrada’ da Ômicron no Rio, diz secretário estadual de Saúde
Moradores contam que, ao longo desta segunda-feira, só havia uma médica prestando atendimento na unidade, o que resultou em mais de uma hora de espera e na limitação de atendimento por meio da distribuição de senhas.
Imunização em xeque: Atraso com a segunda dose de vacina nas favelas do Rio é maior do que na média da cidade
Por volta de 9h30m, a professora Joelma Araújo levou seus dois filhos, de 10 e 13 anos, para o posto por estarem com sintomas da Influenza A, mas eles não conseguiram ser atendidos.
— Mesmo cedo, as senhas da manhã e da tarde já tinham se esgotado. Eram mais de 150 pessoas fazendo fila pelos becos, isso sem contar os que chegavam e desistiam do atendimento quando percebiam a situação. O posto costuma atender só umas 20 pessoas por dia, maseles colocaram um limite de 40 atendimentos pela manhã e 35 à tarde por causa da alta demanda. E era só uma médica para atender a comunidade inteira: ela não conseguiu nem sair para almoçar — disse Joelma, que também se infectou: — Fiquei uma semana de cama, mas já me recuperei. Foi horrível, pior do que quando eu peguei Covid.
Carnaval 2022: após cancelamento de cidades em São Paulo e risco de suspensão da festa em Salvador, a folia no Rio está ameaçada?
A moradora Nathalia Mendonça também não conseguiu atendimento para os seus filhos:
— Minha filha de três anos está muito resfriada, assim como o meu mais velho de 16. Não consegui atendimento hoje e a agente do posto de saúde pediu para eu vir amanhã. Mas se estiver cheio desse jeito, não sei como vou fazer, porque é o único posto da comunidade. Não tem como uma única médica atender o Vidigal inteiro. Talvez precise levá-los para uma UPA — contou a moradora.
Surto de gripe: 96% dos internados por Influenza na cidade do Rio são crianças
Por nota, a coordenação de Saúde da região da Zona Sul informa que houve um aumento no atendimento de sintomáticos respiratórios na unidade nos últimos dias e que todos os pacientes estão sendo atendidos. Diz ainda que o posto Dr. Rodolpho Perissé conta com três equipes e uma das médicas encontra-se afastada por motivos de saúde. "Já foi realizada a contratação de mais um médico, que iniciará suas atividades na unidade nos próximos dias", conclui a nota.
Rio suspende vacinação contra gripe por falta de doses - Jornal O Globo
Read More
No comments:
Post a Comment