"A emergência de resistência a antimicrobianos é crescente em todo o mundo. O uso indiscriminado dessas medicações é constante no tratamento de humanos e animais, o que leva à seleção de bactérias resistentes em nosso organismo e no meio ambiente", afirma Jane de Oliveira Gonzaga Teixeira, infectologista da Saúde Digital do Grupo Fleury.
Marcella Garcez, nutróloga, pesquisadora, diretora e professora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), lista as razões pelas quais a resistência a antibióticos associada a bactérias como Aeromonas é preocupante:
dificuldade no tratamento de infecções;
transmissão de resistência a antibióticos entre os hospedeiros, que leva a limitações na escolha desses medicamentos;
aumento de custos de saúde.
"Na verdade, o problema de bactérias multirresistentes já existe há algum tempo e é uma questão de saúde pública, no qual medidas precisam ser implantadas não apenas em ambiente hospitalar, mas fora dele também, afinal o uso de forma indiscriminada de antibióticos na agropecuária, bem como falta de saneamento básico e tratamento de esgoto, descarte inadequado de antibióticos em rios e mar induzem a resistência bacteriana", indica Ana Carina Serfaty, Infectologista do Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim").
O que o consumo de sushis tem a ver com as bactérias resistentes? - VivaBem
Read More
No comments:
Post a Comment