Diagnóstico e tratamento
De modo geral, o diagnóstico da doença envolve uma combinação da avaliação de histórico de saúde, exames clínicos e de imagem e, em alguns casos, confirmação através de procedimentos cirúrgicos.
No caso da endometriose pericárdica, a descoberta geralmente é ser mais desafiadora, uma vez que os sintomas podem ser confundidos com outras condições cardíacas. Nesses casos, é recomendado o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar.
As opções de tratamento podem incluir medicamentos para controlar a dor e a inflamação, terapia hormonal para suprimir o crescimento do tecido endometrial e, em casos mais graves, cirurgias para remover o tecido afetado. Tudo é individualizado e dependerá do quadro de cada paciente.
Como vimos, há muitos indícios da correlação entre a endometriose e os riscos acentuados para o coração. Por isso, apesar de novas pesquisas serem necessárias, é importante que as mulheres diagnosticadas com endometriose sejam aconselhadas a passar por uma avaliação cardiológica, além de tomar medidas preventivas para reduzir os possíveis riscos cardiovasculares adicionais.
Devemos ter em mente que a saúde do coração é influenciada por diversos fatores, incluindo genética, estilo de vida, dieta, prática de exercícios, entre outros.
Endometriose pode acometer quase qualquer órgão do corpo, inclusive coração - VivaBem
Read More
No comments:
Post a Comment