Não completou um ano desde que Ronald tomou a decisão de mudar radicalmente seu estilo de vida, no entanto, os resultados já são aparentes. Até o momento o DJ e produtor musical foi dos 115 kg para 89 kg e perdeu 6% de gordura corporal. Na internet, o filho ídolo do futebol brasileiro, Ronaldo Fenômeno, tem se empolgado em compartilhar o resultado da sua nova rotina, agora dedicada totalmente aos treinos de academia.
"Não gosto de ficar aparecendo, postando, é uma briga diária. Mas a academia tem dado um motivo para mostrar a minha caminhada", confessa Ronald em uma conversa por videochamada com a GQ Brasil. Ele gosta de dizer que "nasceu na geração errada" pela falta de afinidade com as redes sociais.
Aos 23 anos, o DJ afirma que usa as mensagens de incentivo que recebe no Instagram, onde é visto e seguido por 370 mil perfis, como "combustível" para continuar publicando o conteúdo fitness gravado nas idas à academia, que acontecem de 6 a 7 vezes por semana no mínimo.
"Começa uma corrente do bem e de motivação. Mostro para a galera que realmente é possível e olha que eu não me considero um exemplo de superação, longe disso", diz Ronald, que admite ter inúmeras facilidades que o permitem se dedicar 100% à saúde. "Não é a mesma situação para todo mundo", pondera.
As regalias são realmente várias, mas entre as principais delas estão o acompanhamento de profissionais de nutrição e personal trainer, e o fácil acesso de ter uma academia e quadra de tênis na própria casa – ele é bastante chegado no esporte, influência que herdou do pai.
Mas Ronald gosta mesmo de treinar fora da residência, localizada no bairro nobre de Morumbi, zona sul de São Paulo. O DJ frequenta o centro de treinamento Ironberg, famoso entre o público fisiculturista. A viagem de casa até a academia, situada em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, é de pelo menos uma hora de carro. "Vou dirigindo e eu amo dirigir. Acaba sendo outra terapia para mim", conta.
O início de tudo e a paixão pela musculação
Ronald revela ter enfrentado dificuldade no início do processo e no começo frequentava a academia apenas duas vezes por semana — Foto: Instagram/Reprodução
Foi no fim de 2022 que Ronald começou a se incomodar com o próprio reflexo no espelho. Além da insatisfação com a aparência, ele também começou a se dar conta como a indisposição estava afetando as atividades básicas do dia-a-dia.
"Não estava feliz com o meu corpo e a minha saúde. Foi um período de muita introspecção até decidir que eu deveria, sim, estar no meu ápice físico nos 23 anos, mas não. Eu mal tinha força para fazer qualquer coisa", relembra.
A busca pela vida saudável começou de forma tímida. Ele relata que o início foi demorado e contou com idas e vindas. O jogo de tênis foi um grande aliado deste período. "Jogava de duas a três vezes por semana. Depois me empolguei e comecei a praticar todo dia."
A empolgação com o esporte resultou em uma leve lesão em um dos joelhos. Foi quando ele se deu conta de que o fortalecimento muscular era mais do que necessário. Ele entrou para a academia e descobriu na musculação, uma nova paixão.
"Treinava duas vezes por semana durante um mês e meio. Aí eu criei gosto e virou rotina. Hoje é a minha terapia diária, sabe? Claro que não substituí a terapia, mas é uma válvula de escape."
- Rotina diária: Treino de um grupo muscular por dia. Depois, cardio em alta intensidade (HIIT) de 20 minutos.
Inimizade com a balança e dieta
Ronald posicionado em um aparelho de academia para o treino de perna, acompanhado do personal trainer — Foto: Arquivo Pessoal - Reprodução
Ronald admite que a mudança dos hábitos alimentares é, de fato, o grande desafio do projeto. Atualmente o DJ segue uma dieta de restrição calórica, que se respalda em um cardápio com cerca de 500 calorias a menos do que ele costuma gastar no dia, resultando no emagrecimento.
"No começo foi uma pancadinha, ainda mais para mim. Gosto de comer e desconto tudo na comida", entrega. O DJ avalia que com a dieta, os resultados começaram a aumentar 80% e aconselha quem está querendo começar essa vida fitness. "Saiba que academia é bom, mas se você não tiver um planejamento do que vai ingerir, o processo é mais lento."
Abdicar da bebida alcoólica foi a parte mais dura para Ronald. Ele ficou três meses sem álcool e hoje em dia, apesar de beber esporadicamente, diminuiu consideravelmente a quantidade que ingere. "Você toma decisões mais inteligentes."
Declaradamente contra a balança – a prática de se pesar nunca foi encarada como benéfica –, o DJ tem aprendido a lidar melhor com o controle dos números. "Entendi que é preciso acompanhar, mas ainda prefiro que seja de uma maneira positiva", ressalta.
Motivos para se animar com a evolução do processo não faltam. Ronald afirma que tem batido todas as métricas que se propôs e agora precisa perder apenas mais 2% de gordura corporal para totalizar 10%. Após bater tal objetivo, ele avançará para o próximo: ganhar massa magra. "Acho atrativo ter os músculos grandes. Vamos ver onde vou parar [risos]", brinca.
Apesar da grande admiração pelo "shape" dos bodybuilders, Ronald não quer se tornar um deles. "Não me passa pela cabeça. Sinto que já encontrei a vocação e é a música. Pode ser um braço, algo que eu como pessoa pública posso me aventurar um pouco, mas longe de competição", garante.
Antes e depois de Ronald — Foto: Reprodução
Com o foco e energia voltados para a nova rotina, o primogênito do Ronaldo Fenômeno reconhece que a música ficou um pouco de escanteio. "Senti que acabei trabalhando menos esse ano, mas não me arrependo. Precisei dar um passo para trás, para dar dois agora. Estou numa aptidão de saúde que me condiciona a produzir mais", considera.
Ronald prefere não entrar em detalhes, mas afirma que em breve seu retorno como DJ virá acompanhado de dois remixes com grandes artistas da GR6, sua gravadora. "Vão ser grandes lançamentos e vão surpreender muitas pessoas. Fica aí a dica", finaliza
Ronald posicionado em um aparelho de academia para o treino de perna, acompanhado do personal trainer — Foto: Arquivo Pessoal - Reprodução
A nova vida de Ronald: academia 7 vezes na semana, dieta sem álcool e menos 26 kg - GQ Brasil
Read More
No comments:
Post a Comment