Não será a primeira nem a última vez que vou escrever que nós, seres humanos, temos um mínimo controle sobre os problemas e adversidades que nos atingem. Podemos ter participação na causa desses eventos, mas depois que o pior se estabelece, fica bem mais difícil controlar os fatos que virão pela frente.
Digo isso porque sofremos todos os dias tentando controlar as coisas que nos cercam e também tentando moldar as pessoas de acordo com nosso entendimento. Sabem o que acontece? Simplesmente não conseguimos exercer esse controle e, consequentemente, ficamos doentes mental e fisicamente. A qualidade de nosso sono noturno vai para o espaço, sonhamos com os problemas e acordamos sem nenhuma solução. E o pior é que os problemas continuam ou estarão mais intensos no dia seguinte.
A vida nunca será fácil pois, quando se pensa em manter a saúde em dia mesmo convivendo com os problemas do cotidiano, a missão é quase impossível. E nós somos os responsáveis por essa impossibilidade, pois atribuímos maior importância aos problemas do que eles realmente mereceriam. Dessa forma, a vida fica realmente mais difícil.
A impressão que temos é que somos como crianças inocentes e imaturas diante dos problemas, simplesmente sendo engolidos por diferentes circunstâncias, as quais colocam em xeque o equilíbrio de nossa mente e o bom funcionamento de nossos órgãos. Observem que uma criança em desenvolvimento é imatura e insegura, ela anda e cai, levanta-se e cai novamente, chora por qualquer coisa. No entanto, ela ainda é uma criança e, como tal, ela pode ter esse comportamento.
Por outro lado, na vida adulta, diante dos problemas e desafios da vida, por que muitas vezes somos dominados tão facilmente, por que agimos como crianças indefesas? Por que não ter o controle da situação e inverter os papéis nessa batalha diária?
Uma criança indefesa, quando exposta a qualquer ameaça, busca instintivamente a proteção de alguém mais velho, geralmente seus pais. Isso é mais do que natural. E quanto a nós, ameaçados a todo momento por alguma adversidade, o que poderá nos acalmar?
Existem algumas estratégias que podem nos ajudar a ter mais calma e resiliência diante dos problemas e, indiretamente, poupar nosso organismo de problemas sérios e limitantes como picos de pressão arterial, dor de cabeça, tonturas, tremores, palpitações e dor de estômago.
Vou deixar para vocês 10 dicas sobre como acalmar as tensões, descarregando o estresse de alguma forma e tornando a vida uma pouco mais controlável, melhor dominada por nós.
- Respire mais fundo, com profundidade e algumas vezes acelerando o ritmo respiratório. Quem pratica artes marciais sabe que o controle respiratório é fundamental para se manter foco, concentração e equilíbrio. Observem que, quando sentimos dor, um exercício respiratório pode nos fazer suportar mais calmamente essa sensação.
- Caminhe por alguns minutos para aliviar as tensões da mente, refrescar um pouco os pensamentos.
- Mantenha-se em silêncio por alguns minutos, em total reflexão. Feche seus olhos para evitar estímulos que possam mudar sua estabilidade.
- Comece a escrever algumas palavras para você mesmo, palavras de motivação e inspiração. Não espere conselhos de outras pessoas, mas faça e escreva seu próprio aconselhamento.
- Ore. A oração tem um poder inimaginável de aclamar as tensões. Estudos mostram que, durante uma oração, o fluxo sanguíneo para áreas nobres do cérebro aumenta consideravelmente, ativando nossa memória e concentração.
- Continue avançando, pois a estagnação não o levará a nenhum lugar. A vida sempre será difícil, não queira justificar sua falta de iniciativa dizendo que vida é muito dura.
- Estabeleça prioridades em sua vida, pois não se deve perder tempo com situações desnecessárias. Nesse contexto, saiba dizer "não".
- Libere suas emoções. Você pode chorar, gritar, esbravejar, contestar. Não se deve reter as emoções, já que isso pode abalar sua saúde física e mental.
- Considere que os problemas geralmente têm prazo de validade, costumam ser temporários. Em tudo há um ciclo, independentemente de nossa vontade.
- A vida está difícil, mas não podemos levá-la tão a sério. Só nós podemos tornar a vida mais leve, sendo mais generosos com as pessoas e valorizando nossa autoestima cada vez mais.
A vida realmente está difícil, todos nós iremos enfrentar dificuldades e adversidades. O ponto crucial é saber se acalmar, buscando estratégias para valorizar os aspectos positivos da vida. Nossa saúde física e mental agradecerá muito se adotarmos essa visão em nossas atitudes.
Edmo Atique Gabriel - Vida não anda fácil por aí? 10 dicas para se acalmar e manter sua saúde - VivaBem
Read More
No comments:
Post a Comment