As doenças crônicas são condições de saúde que podem afetar uma pessoa por longos períodos de tempo e, em alguns casos, até mesmo pelo resto da vida. Essas doenças, geralmente, têm uma progressão lenta e não possuem cura definitiva, podendo ser tratadas principalmente para controlar os sintomas e proporcionar um melhor bem-estar da pessoa.
A cantora revelou em 2013 que sofre de fibromialgia, um distúrbio que causa dor e sensibilidade em todo o corpo. Nas redes sociais, Lady Gaga já chegou até a compartilhar com seus seguidores um registro seu fazendo um procedimento chamado crioterapia.
A técnica, que é normalmente usada por atletas, ajuda no alívio de dores musculares ou depois de atividades com muito esforço físico.
Gaten Matarazzo
O ator de 20 anos da série "Stranger Things" é portador de uma doença rara que afeta os ossos. Em 2020, Gaten Matarazzo passou por uma cirurgia para tratar a displasia cleidocraniana, que pode afetar a formação de ossos do crânio, ombros e peito. No procedimento, os médicos extraíram 14 dentes supranumerários.
"Quem sofre de displasia cleidocraniana geralmente tem dentes supranumerários, que são dentes extras que crescem nas gengivas. Fiz várias cirurgias para extrair esses dentes das gengivas e ajudar a expor os dentes que já deveriam ter crescido considerando a minha idade", disse o ator na época.
Gigi Hadid
Foi em resposta às críticas sobre estar muito magra, que a supermodelo americana Gigi Hadid, de 28 anos, divulgou pelo Twitter, em 2018, seu diagnóstico de tireoidite de hashimoto. Na rede social, Gigi Hadid revelou que seu baixo peso era por conta de um tratamento contra a doença, que produz anticorpos que atacam as células da tireoide.
"Quando eu comecei [a trabalhar] aos 17 anos, ainda não tinha sido diagnosticada com a síndrome de hashimoto. Aqueles que falavam que eu era 'muito gorda para ser modelo' estavam vendo na verdade [o resultado de] inflamação e retenção de líquido. Ao longo dos anos, fui medicada para reduzir os sintomas. Não apenas esses [ganho de peso devido inflamação e retenção de líquido], mas também cansaço extremo, questões de metabolismo, capacidade de lidar com calor, etc", escreveu.
Selena Gomez
A cantora de 30 anos foi diagnosticada com lúpus em 2015, e chegou a passar por sessões de quimioterapia e um transplante de rim, por conta da doença, que ataca os tecidos e órgãos do corpo. Recentemente, ao aparecer em um vídeo nas redes sociais com as mãos trêmulas, Selana Gomez respondeu: "Tremo por causa da minha medicação para lúpus".
Na mesma ocasião, ela entrou em mais detalhes, também, sobre a mudança de seu peso: "Quando estou tomando [o remédio], costumo reter muito líquido e isso acontece normalmente. Então, quando paro, tendo a perder peso".
Mariah Carey
Em 2001, a cantora revelou que foi diagnosticada com transtorno bipolar, que é uma doença mental caracterizada por mudanças bruscas de humor. Mariah Carey teve acesso ao diagnóstico após ser hospitalizada por um colapso mental, mas só começou seu tratamento alguns anos depois.
Em entrevista à revista People em 2018, Mariah falou sobre o assunto: "Era um fardo muito pesado para carregar e eu simplesmente não conseguia mais. Recebi tratamento, mantenho pessoas positivas à minha volta e voltei a fazer o que eu amo — escrever canções e fazer músicas".
Descubra cinco famosos que convivem com diagnóstico de doenças crônicas e raras - gshow.globo.com
Read More
No comments:
Post a Comment