Rechercher dans ce blog

Monday, March 27, 2023

Turista morre em brinquedo aquático no Ceará; quais cuidados devemos ter? - VivaBem

Um homem morreu ontem (25) depois de passar mal em um brinquedo aquático inflável na Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara (CE). O turista de 55 anos teve uma parada cardiorrespiratória enquanto brincava no parque aquático, de acordo com informações da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará. Ele foi levado ao hospital, mas não sobreviveu.

"Atividades que exigem esforço físico devem ser praticadas apenas por pessoas que gozem de perfeitas condições de saúde física", alertou o Alchymist Club em publicação nas redes sociais.

Claro que não temos detalhes sobre a saúde prévia do turista, nem como ele se cuidava e o que ele estava fazendo exatamente quando sofreu a parada cardiorrespiratória, mas o alerta vem da própria SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia): a época de calor e viagens aumenta a mortalidade cardiovascular.

A pessoa pode se sentir animada ao arrumar as malas, mas às vezes ignora o coração que está levando para passear. "Não vou nem falar daqueles que tiveram um infarto ou outro problema no passado. Esses, cá entre nós, já costumam ficar mais ligados. Os maiores sustos, talvez, aconteçam com os outros, isto é, com aqueles que, até então, nunca sofreram nada", fala o cardiologista Sergio Timerman, coordenador do Comitê de Treinamento em Emergências Cardiovasculares da SBC, em entrevista à coluna da Lúcia Helena em janeiro de 2020.

Em relação ao atleta de resort, ele não é diferente do atleta de final de semana: mal condicionado, pode colocar a vida em risco por bobeira. Mas, mesmo entre os que treinam corriqueiramente, existe a ameaça do clima, se inventarem de fazer exercício sob o sol escaldante sem terem esse costume.

"O problema não é o calor, mas os extremos de temperatura com os quais o corpo, de novo, não está habituado", conta Timerman. Se o termômetro vai às alturas, os vasos se dilatam e, na tentativa de compensar e manter a pressão em equilíbrio, a frequência cardíaca aumenta enquanto o sangue fica mais espesso. O problema é o esforço de adaptação.

Além disso, exagerar, tanto na comida quanto no álcool, nas viagens de férias não é uma boa pedida. Contrariando o senso comum, às vezes é o "só hoje" que mata. "O que faz mal é a mudança brusca no padrão alimentar", explica o médico.

O sistema cardiovascular é feito aquele cidadão pacato que adora levar sua vida de sempre. Encher a pança, assim de repente, requer um enorme esforço da circulação para direcionar mais sangue para os órgãos empanturrados com uma quantidade de gordura com a qual não estão habituados. E o álcool também aumenta a frequência cardíaca.

O que fazer?

A parada cardiorrespiratória é uma emergência médica que precisa de reanimação cardiopulmonar imediata ou da utilização de um desfibrilador.

Em pacientes adultos, a principal causa é a doença coronariana, que acontece como resultado da formação de placas de aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias), as quais dificultam ou impedem passagem de sangue. Já a segunda causa mais frequente é o trauma.

Como, nas férias e longe de casa, achar socorro é mais complicado, o número de mortes tende a aumentar. "Por isso é tão importante que as pessoas saibam o que fazer em uma hora dessas", defende o cardiologista.

Na SBC, Sergio Timerman é um dos criadores do TECA (Treinamento em Emergências Cardiovasculares). Qualquer pessoa de qualquer região do país pode entrar do site da sociedade e para descobrir como fazer o TECA para leigos.

"Existem cinco elos no que chamamos a corrente da sobrevivência e os três primeiros estão nas mãos de pessoas leigas", diz Timerman. "O primeiro é reconhecer a emergência e chamar o socorro. O segundo é fazer uma massagem cardíaca direito e o terceiro é saber realizar a a desfibrilação. Ou seja, usar a corrente elétrica para o coração voltar a bater", conta.

Adblock test (Why?)


Turista morre em brinquedo aquático no Ceará; quais cuidados devemos ter? - VivaBem
Read More

No comments:

Post a Comment

Governo de Minas entrega 11 ônibus do Transporta SUS em Curvelo - Agência Minas Gerais

Seguindo a meta de levar os serviços de saúde cada vez mais próximos ao cidadão, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Sa...