As infecções de origem bacteriana são a segunda causa de mortes no mundo depois dos problemas cardiovasculares, segundo um vasto estudo publicado na revista científica The Lancet. Para chegar à conclusão, os cientistas selecionaram 30 bactérias comumente envolvidas em infecções e avaliaram quantas mortes estão associadas a elas. Eles descobriram que o staphylococcus aureus e o pneumococo são as espécies mais letais.
Anestesia geral e biópsia intraoperatória: Saiba como foi a cirurgia de Lula
Isabel Salgado: Entenda o que é a SARA, síndrome que provocou a morte da ex-atleta
"As mortes associadas a essas bactérias são a segunda principal causa de falecimento no mundo" depois das doenças coronárias, que incluem ataques cardíacos, concluem os autores.
As infecções bacterianas foram associadas a 7,7 milhões de mortes, o que significa que um em cada oito óbitos pode estar ligado a elas. O estudo se baseou em dados de 2019 e faz parte do Global Burden of Disease, um enorme programa de pesquisa financiado pela Fundação Bill Gates com uma abrangência inédita por contar com milhares de pesquisadores pelo mundo.
Os responsáveis pelo novo estudo na Lancet enfatizam que as infecções bacterianas são uma "prioridade urgente" na saúde pública, e pedem esforços na prevenção de contaminações, no melhor uso de antibióticos para evitar quadros de resistência aos medicamentos e em estratégias mais eficazes de vacinação.
Primeira vez no Brasil: Butantan detecta em SP nova variante da Ômicron que afeta EUA, Europa e Austrália
Das 30 bactérias estudadas, cinco concentram mais da metade dos casos: staphylococcus aureus, E. coli, pneumococo, Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. Staphylococcus aureus, espécie mais frequente de estafilococos, é "a principal causa bacteriana de morte em 135 países", diz o estudo.
Geralmente, essa espécie costuma ser a causa de infecções de pele, chamadas de celulite, mas em casos mais graves pode levar a quadros de infecção generalizada, conhecidos como sepse. Foi essa, por exemplo, a causa da morte do neto do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, Arthur, que faleceu em 2019 com 7 anos.
3 sinais de imunidade fraca: Por que seu corpo pode não estar preparado enfrentar gripes e outras infecções
No entanto, entre crianças menores de cinco anos, as infecções pneumocócicas são as mais letais. Elas são causadas pelo Streptococcus pneumoniae, também chamado de pneumococo, e são associadas a quadros de pneumonia, sinusite ou, o mais grave e conhecido, a meningite.
Porém, para o pneumococo, há como se proteger com vacinas. No Programa Nacional de Imunizações (PNI), é disponibilizado de forma gratuita o imunizante VPC10. Parte do calendário de vacinação infantil, a partir dos 2 meses, ele protege contra 10 sorotipos da doença. Há ainda a vacina VPC13, que induz defesas contra três sorotipos adicionais, mas que está disponível apenas na rede privada.
Infecções bacterianas são a segunda principal causa de mortes no mundo; veja as mais letais - Yahoo Vida e Estilo
Read More
No comments:
Post a Comment