A ansiedade pode se manifestar tanto no âmbito físico, quanto no âmbito emocional. Segundo especialistas, tal problema afeta e/ou se manifesta em crianças de uma forma diferente. Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar como identificar os sinais de ansiedade que podem se manifestar em crianças.
Leia mais: Ansiedade social: dificuldade nas interações sociais e outros sintomas
Saiba identificar os sinais de ansiedade em crianças
Não existe uma causa específica para a ansiedade infantil, entretanto, ela pode ser causada por histórico familiar dessa doença, alteração nos neurotransmissores, pelo indivíduo ter vivenciado momentos estressantes, timidez e entre outros. Além disso, o aumento de casos desse transtorno no país foi muito agravado com a pandemia mundial da Covid-19. Dessa maneira, infelizmente, a ansiedade é crescente no país e o Brasil lidera o ranking dos países mais ansiosos do mundo.
A ansiedade pode causar consequências para saúde mental das crianças, por isso, é essencial que você aprenda a identificar os sinais de ansiedade e ver se seu filho apresenta um deles, para assim, tratar o mais rápido possível. Existem algumas práticas ou hábitos que podem ajudar a controlar a ansiedade nas crianças, são estas: prática de exercícios físicos, alimentação saudável e valorização dos seus sentimentos.
Sinais do ansiedade na infância
Confira agora os principais sinais de ansiedade em crianças:
- Mudanças na regulação emocional – estar mais irritada e chorosa do que o normal;
- Ter pesadelos frequentes e acordar mais vezes que o normal durante a noite;
- Interrupções na vida cotidiana – falta de concentração, sono e/ou apetite;
- Regressões – urinar sem controle, roer unhas, voltar a chupar dedo e/ou comportamento carente;
- Sintomas físicos – dores de cabeça, dores de barriga e/ou fadiga;
- Dificuldade nas interações sociais.
Se você notar alguns desses sinais em sua criança, o ideal é que você procure a ajuda de um profissional, que te auxiliará nesse processo.
Importante saber: 6 sinais de ansiedade em crianças - Escola Educação
Read More
No comments:
Post a Comment