O colesterol é um tipo de lipídio produzido em nosso corpo, e quando em níveis normais, desempenha funções de grande importância para o bom funcionamento do organismo.
Contudo, quando o colesterol ruim (LDL) está acima dos níveis aceitáveis, o acúmulo dessa gordura pode acarretar o entupimento das artérias, podendo levar ao acontecimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e AVC.
Veja também -> PRESSÃO ALTA: você pode ter pressão alta e nem saber; veja como descobrir
CINCO SINAIS DE QUE O COLESTEROL ESTÁ ALTO:
A alimentação, em conjunto com o estilo de vida, é um dos principais fatores a serem trabalhados na busca de quem deseja reduzir os índices elevados do colesterol LDL.
VEJA TAMBÉM -> COLESTEROL ALTO: quais os alimentos que aumentam o colesterol?
Que alimentos baixam o colesterol?
A nutricionista Lígia Barros, tutora do curso de nutrição na Faculdade de Saúde de Pernambuco (FPS), explica que uma dieta saudável com alimentos naturais é primordial para a redução dos níveis de colesterol.
"Deve-se aumentar o consumo de alimentos fontes de fibra, como aveia, linhaça, frutas, verduras e leguminosas como feijão e grão de bico", comentou.
Peixes e castanhas também são grandes aliados na redução do colesterol, pois "esses alimentos possuem o que chamamos de gorduras poli-insaturadas", pontuou Lígia.
Gorduras poli-insaturadas auxiliam no controle dos níveis de colesterol no sangue. Além disso, também são ricas em ácidos graxos essenciais (Ômega 3 e 6).
ALIMENTOS QUE AJUDAM A BAIXAR O COLESTEROL:
CHÁS PARA BAIXAR O COLESTEROL
Os chás podem ser importantes aliados para a saúde.
Apesar de não ter impacto direto na redução do colesterol, o chá preparado sem açúcar tem componentes antioxidantes que ajudam na digestão e auxiliam o controle da taxa de colesterol.
"O uso de chás pode ser uma importante estratégia para o aumento no consumo de líquidos e muitos tem efeitos pro digestão, mas não possuem impacto direto na redução da hipercolesterolemia", disse Lígia.
VEJA TAMBÉM -> ANSIEDADE: Veja 5 CHÁS para reduzir os sintomas de ansiedade
Mudança no estilo de vida
A nutricionista também salienta que apenas a mudança na alimentação não é suficiente para reduzir os altos níveis de colesterol no sangue.
"O combate do aumento do colesterol precisa não só da mudança na dieta, mas no estilo de vida como um todo, alinhado junto a prática de atividade física", pontou a Lígia Barros.
COLESTEROL ALTO: veja quais alimentos baixam o colesterol - JC Online
Read More
No comments:
Post a Comment