Rechercher dans ce blog

Tuesday, September 6, 2022

União Europeia aprova 1º exame de sangue para covid longa - Canaltech

O primeiro teste para a detecção da covid longa foi aprovado para uso na União Europeia e deve chegar ao mercado em setembro. O exame de sangue mede a concentração de determinados biomarcadores que foram associados com as sequelas da infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Produzido pela empresa norte-americana IncellDx, o exame para a covid longa tem uma precisão superior a 90% para a identificação do quadro, segundo estudo publicado na revista científica Frontiers in Immunology. Os resultados desta pesquisa orientaram os agentes de saúde na aprovação do teste, até então, inédito para a covid-19.

Primeiro teste para covid longa é aprovado pela União Europeia e deve chegar em setembro (Imagem: Seventyfourimages/Envato)

Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 10% a 20% dos indivíduos com a covid-19 vão sofrer com uma variedade de efeitos a médio e longo prazo, ou seja, com a covid longa. Entre os sintomas mais comuns, estão a fadiga, a falta de ar e a disfunção cognitiva ("nevoeiro cerebral").

Como funciona o exame de sangue para covid longa?

Durante os estudos sobre a covid longa, os cientistas descobriram que alguns biomarcadores podem ser associados com a condição. A partir de amostras de sangue, foi possível observar que alguns monócitos — como os CD14+ e CD16+ — permanecem por até 15 meses em concentrações anormais na maioria das pessoas que sofre com as sequelas da covid-19. Este é um dos indicadores usados no novo teste.

"Com tantas pessoas na Europa e em todo o mundo sofrendo com os sintomas contínuos da covid-19, sem um diagnóstico disponível para confirmar a covid longa, estamos muito satisfeitos em receber a marca CE [a autorização para a venda do exame] e lançar testes para a covid longa na Europa no próximo mês", afirmou Bruce Patterson, CEO da IncellDx, em comunicado.

"Ter uma ferramenta eficaz — e principalmente objetiva — para diagnosticar a condição [caracterizada pelas sequelas da covid-19] é essencial", completa o CEO.

Fonte: Frontiers in ImmunologyMedscape    

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Adblock test (Why?)


União Europeia aprova 1º exame de sangue para covid longa - Canaltech
Read More

No comments:

Post a Comment

Governo de Minas entrega 11 ônibus do Transporta SUS em Curvelo - Agência Minas Gerais

Seguindo a meta de levar os serviços de saúde cada vez mais próximos ao cidadão, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Sa...