Depois da pele, o fígado é o segundo maior órgão do corpo humano. Ele é de extrema importância para a manutenção do corpo, afinal, é o responsável por eliminar substâncias tóxicas e produzir a bile. Nesse sentido, manter a saúde do órgão é fundamental para que todo o corpo possa se encontrar em harmonia.
Neste artigo, preparamos alguns alimentos que ajudam na saúde do fígado.
Leia também: Entenda sobre algumas das principais causas da gordura no fígado
Alimentos bons para o fígado
Alimentos que são considerados bons para a saúde do fígado são aqueles ricos em vitaminas C e E e ômega-3, que são anti-inflamatórios e possuem uma camada protetora que contribui para manter o bom funcionamento desse órgão, evitando a formação do acúmulo de gordura. Veja alguns desses alimentos:
- Alcachofra
A alcachofra é rica em cinarina e silimarina, apresentando antioxidantes que protegem o fígado de danos causados por radicais livres. Assim, aumenta a produção de bile e reduz a produção de colesterol, estimulando o crescimento de novas células.
- Suco de beterraba
O suco de beterraba é uma ótima opção para o fígado, principalmente por ser rico em antioxidantes e nitratos. A beterraba também contribui para a formação de enzimas do fígado, que atuam para a sua desintoxicação.
A aveia é rica em beta-glucano, um tipo de fibra de extrema importância para o organismo. Pois, ela ajuda a diminuir o colesterol e o acúmulo de gordura no fígado.
O café é uma ótima bebida, pois protege o fígado de doenças com sua ação antioxidante e o controle do colesterol. O consumo de café diariamente pode ajudar na prevenção de doenças hepáticas.
Alimentos que fazem mal ao fígado
Se preocupar com a saúde do fígado é de suma importância. Manter uma alimentação balanceada e ficar longe de alimentos gordurosos e embutidos também é fundamental nesse processo.
Agora que você já sabe alguns dos alimentos bons para o fígado, veja de quais você precisa ficar longe, já que causam danos sérios nas células. São eles: frituras, alimentos ricos em gordura ou açúcares, temperos ou molhos artificiais e carnes processadas, como presunto, peito de peru, salsicha, linguiça ou bacon.
O consumo de bebidas alcoólicas em excesso também precisa ser controlado nesses casos. Afinal, o acúmulo dessas substâncias pode provocar o quadro de cirrose hepática.
Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
Alimentos importantes para manter a saúde do fígado - Escola Educação
Read More
No comments:
Post a Comment