A atriz Mônica Martelli, 54, está internada na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), após ser diagnosticada com gastroenterite aguda, segundo apurou o colunista do UOL Splash Lucas Pasin.
Ela cumpriria agenda do espetáculo "Minha Vida em Marte" na Região Sul, mas foi hospitalizada no último sábado (18) depois de se apresentar em Porto Alegre e passar mal.
A gastroenterite afeta o estômago e intestino. Também chamado de gastroenterocolite, o quadro é uma inflamação aguda provocada por vírus (a famosa virose, geralmente provocada por algum tipo do gênero enterovírus) ou bactéria, e costuma evoluir rapidamente.
"É comum a pessoa estar bem e, de uma hora para outra, apresentar todos os sintomas de uma vez", explica Alexandre Sakano, gastrocirurgião da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Náuseas, vômitos, cólicas de forte intensidade e diarreia são os principais sintomas, mas a pessoa pode apresentar tontura, mal-estar e febre baixa também. Quando é provocada por bactéria, a gastroenterocolite também provoca febre alta e diarreia com sangue.
O que causa gastroenterite?
O quadro é provocado por vírus e bactérias transmitidos por meio de água ou alimentos contaminados. Sakano reforça a importância de se observar os alimentos consumidos, evitando comer em espaços em que a comida fica exposta por muito tempo no balcão, por exemplo.
"O melhor é consumir alimentos em locais de confiança e comidas frescas, preparadas na hora", explica. Hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos antes das refeições, também devem ser mantidos.
Como é o tratamento?
Normalmente, a inflamação costuma durar entre três e cinco dias, mas os sintomas —principalmente a diarreia— podem permanecer por até 15 dias. O mais comum é que o quadro regrida sozinho. Não há remédios para curar o problema, apenas para amenizar os sintomas.
Medicamentos como probióticos, remédios para enjoo e a ingestão de líquidos e alimentação leve costumam ajudar na recuperação nesses primeiros dias. De acordo com Sakano, no entanto, se o vômito e a diarreia continuarem por mais de três dias, é importante procurar ajuda médica, pois a perda de líquidos pode levar a um quadro de desidratação.
Nesse caso, são aplicados remédios para conter a diarreia e ainda hidratação com soro pela veia. Se a inflamação tiver causa bacteriana, o médico pode optar por recomendar o uso de antibióticos também. É importante que idosos e bebês recebam atenção especial, já que, por conta da imunidade baixa, podem apresentar complicações.
"Além do quadro de desidratação evoluir mais rápido, a perda de bactérias 'do bem' da flora intestinal pode provocar um aumento de bactérias ruins no intestino, elevando os riscos de desenvolver alguma infecção", alerta o especialista.
*Com informações de reportagem publicada em 07/01/2020.
Mônica Martelli é internada com gastroenterite; veja sintomas e tratamento - VivaBem
Read More
No comments:
Post a Comment