O que você vai saber!
Curitiba, 21 de maio de 2022, por Caroline Fortunato- O aipim, também conhecido como mandioca ou macaxeira, é uma raiz que contém boa fonte de fibras. Os benefícios do aipim auxiliam no controle dos níveis de glicemia e colesterol no sangue, fazendo com que sejam evitadas algumas doenças. Sendo elas: infarto, diabete e problemas na digestão.
Continua depois da publicidade
Assim como possui diferentes nomes conforme a região, os benefícios do aipim também são variados. Portanto, alguns dos nutrientes na composição são: potássio, vitamina C e B1, folato e fibras. A partir disso, é possível imaginar por que essa raiz é indicada para ser incluída na dieta? Isso mesmo, por conta do seu alto valor nutricional. Venha conferir mais detalhes a respeito desta raiz.
Continua depois da publicidade
Confira também: Quais cogumelos são comestíveis? Veja as opções para consumir sem medo
Qual é o benefício do aipim?
O aipim é considerado um dos alimentos mais energéticos. Sendo que está presente na vida dos brasileiros desde a antiguidade. Segundo o Viva Bem Uol, em 16 de agosto de 2019, por Samantha Cerquetani, a raiz faz parte do dia a dia de mais de 700 milhões de pessoas no mundo, ajudando principalmente no combate à fome.
Continua depois da publicidade
Sendo assim, agora mostraremos alguns dos benefícios do aipim e assim perceberá a importância deste alimento para o consumo do seu dia a dia. Vamos lá!
- Auxiliar na contração muscular;
- Ajudar na absorção de nutrientes no intestino;
- Prevenir a anemia;
- Tem ação anti-inflamatória;
- Melhorar o sistema imunológico;
- Reduzir o colesterol;
- Fortalecer os cabelos;
- Ação antioxidante;
- Melhorar os movimentos das articulações;
- Neutralizar doenças oftalmológicas.
A origem do aipim vem de muitos anos atrás, a cultura indígena tem muita história para contar sobre a raiz. Portanto, de acordo com a lenda, o aipim se originou através da morte precoce de Mani que era neta do líder da tribo. E assim, foi enterrada na oca em que morava e algum tempo depois nasceu uma planta no mesmo lugar, o aipim.
Ademais, veja: Para que serve chá de casca de maçã? Benefícios e como fazer
Quais formas de utilizar o aipim
Existem várias formas de se utilizar o aipim, que também é a alegria das pessoas que não podem consumir ou preferem não consumir o glúten. Portanto, as formas de consumir são, cozida ou na preparação de alguns alimentos como: chips, sopas, purês, bolos e caldos. A farinha de mandioca é uma forma bastante conhecida de consumir o aipim. Inclusive, ela está presente na refeição de milhões de brasileiros como acompanhamento.
Por outro lado, existe algo que precisar prestar atenção . Isso porque o aipim não pode ser consumido cru. Ao fazer esse tipo de consumo cru, você se expõe risco de envenenamento por cianeto. Nesse caso, é comum que se apresentem os seguintes sintomas: tontura, dores no estômago, enjoo e inchaço na glote.
E, para finalizar, o site Agro Notícias traz uma receitinha de chips de aipim. Basta lavar, descascar, secar e cortar a raiz em tirinhas bem finas. Logo após temperar com azeite, sal e pimenta. Depois é só espalhar as fatias temperadas em um recipiente e levar ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até ficarem crocantes e douradas.
Ingredientes:
- 500 g de aipim;
- 3 colheres de azeite;
- Pimenta e sal a gosto.
Continue vendo: Consumir chá de barbatimão é uma boa ideia? Não, veja por quê
Confira os inacreditáveis benefícios do aipim agora mesmo e inclua esse alimento a sua dieta - EmaisMT
Read More
No comments:
Post a Comment