A prefeitura de Lajeado decretou nesta terça-feira (26), situação de emergência em saúde pública, em todo o território do município, em razão do surto de dengue associado a infestação pelo mosquito aedes aegypti – transmissor dos vírus da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
O decreto de número 12.733 entra em vigor a partir de sua publicação (nesta terça-feira), com vigência de 180 dias.
A medida leva em consideração o alerta máximo contra a dengue emitido pela Secretaria Estadual de Saúde no dia 20 de abril de 2022. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o RS registrava 3.906 casos e, em 2022, já foram contabilizados 10.536.
Já o município de Lajeado registrou até o momento 1.753 casos confirmados de dengue, o que significa um aumento de mais de 1000% em relação ao total de casos registrados no ano anterior.
Por este motivo há a necessidade de reforço das medidas de controle vetorial com a eliminação de recipientes com água em todo o município de Lajeado e tratamento químico focal a fim de reduzir os índices de infestação e, consequentemente, a curva de transmissão da doença.
Para o enfrentamento da situação anormal declarada, ficam autorizadas a contratação por tempo determinado do pessoal necessário, independentemente de processo seletivo público simplificado; entre outras medidas. O decreto completo e suas determinações e atribuições pode ser conferido aqui.
Texto: Rita de Cássia
redacao@independente.com
Prefeitura de Lajeado decreta situação de emergência em saúde pública devido ao surto de dengue - Mídia Independente
Read More
No comments:
Post a Comment