Paciente que esperou 9h por atendimento no Mário Gatti foi a hospital errado, diz Saúde
A Prefeitura de Campinas (SP) alegou nesta quarta-feira (20) que a demora no atendimento de um paciente com câncer no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, fato que motivou uma briga entre o filho do homem e um segurança da unidade, ocorreu porque a retirada do resultado do exame dele deveria ser feita no Hospital Ouro Verde.
Um vídeo registrou a briga entre o filho do paciente e o segurança, ocorrida na terça-feira (19), e a Guarda Municipal precisou ser acionada.
A prefeitura defende que a situação ocorreu porque houve um "entendimento equivocado" do paciente. Já o homem, chamado Severino Lopes da Silva, afirma que foi orientado pela administração municipal a ir no Mário Gatti, e não no Ouro Verde.
Vídeo mostra briga no Hospital Mário Gatti, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
Nesta quarta-feira, Severino recebeu nova ligação e foi buscar o resultado no Ouro Verde. Com o laudo em mãos, o paciente teve uma nova consulta agendada para o Mário Gatti.
Primeira consulta em fevereiro
Segundo a prefeitura, em 2 de fevereiro o paciente passou pela primeira consulta no ambulatório de proctologia do Hospital Mário Gatti com diagnóstico de neoplasia intestinal - tipo de tumor que se desenvolve no intestino grosso. Foram pedidos exames complementares, marcados para esta terça.
"Na manhã de ontem [terça], ele fez tomografias no Hospital Ouro Verde e, no final da manhã, o hospital entrou em contato com ele para que fosse retirar o CD com as imagens e o laudo médico, para levar na próxima consulta no Hospital Mário Gatti", afirmou a prefeitura.
O paciente foi com a família para o Mário Gatti, onde chegou às 13h e até 21h ainda não havia sido atendido. A esposa e o filho de Severino foram questionar o porquê de tanta demora.
Área do Hospital Mário Gatti, em Campinas — Foto: Carlos Bassan / PMC
"Eu fui atrás da enfermeira para saber o que estava acontecendo, aí o segurança disse para mim que eu não poderia entrar. Eu disse para ele ficar na dele porque ele não sabia o que estava acontecendo. Aí ele veio já querer me agredir e falar que eu estava com a língua afiada. Não é ele que está com câncer, não é?", disse Severino, que trabalha como vigilante.
"Por um equívoco no entendimento da informação, o sr. Severino Lopes da Silva foi diretamente ao Pronto-Socorro do Hospital Mário Gatti, que não tinha conhecimento da convocação feita pelo Hospital Ouro Verde", afirmou a prefeitura. em nota, na tarde desta quarta.
Após a retirada do exame no Ouro Verde, já nesta tarde, um retorno foi agendado para o paciente no ambulatório de coloproctologia do Hospital Mário Gatti.
Nas imagens que registraram a briga, é possível ver que o segurança do hospital tentou imobilizar as pernas do filho do paciente no chão da unidade, em frente ao balcão de atendimento. Outro segurança aparece no vídeo tentando separar a briga.
Outra imagem de câmera de segurança mostrou o momento em que o filho de Severino chutou um dos seguranças. Veja no vídeo abaixo.
Após a confusão, a esposa de Severino, que tem pressão alta, passou mal por conta do nervoso. Até a 0h desta quarta-feira (20), ela ainda esperava por medicação em uma cadeira de rodas.
Demora no atendimento gera briga no Hospital Mario Gatti, em Campinas
VÍDEOS: destaques da região de Campinas
Após briga no Mário Gatti, prefeitura diz que paciente com câncer deveria ter ido a outro hospital buscar exame - Globo.com
Read More
No comments:
Post a Comment