Estão abertas as matrículas para oito cursos oferecidos pela Universidade Federal de Minas Gerais, uma instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMG). As qualificações abordam temas como saúde da mulher, malária, propedêutica cardiovascular, medicina rural, alimentação saudável, doenças infectocontagiosas, oftalmologia e o cuidado à pessoa com multimorbidade e polimedicamentos.
Os cursos são livres, gratuitos e têm início imediato. As cargas horárias variam conforme o tema e cabem nas mais diversas rotinas e agendas. As matrículas podem ser realizadas até 28 de novembro de 2022.
Confira!
Para elas: atenção integral à saúde da mulher em situação de violência
O curso tem como objetivo preparar os profissionais da atenção básica para o cuidado da mulher em situação de vulnerabilidade. Para isso, o conteúdo aborda desde as principais bases teórico-metodológicas necessárias para a abordagem da violência em geral e, em especial, da violência contra a mulher; como também o histórico dos movimentos sociais no Brasil e os reflexos destes na sociedade; e, por fim, a legislação pertinente em casos de agressão contra pessoas do sexo feminino.
A oferta conta ainda com o uso de recursos educacionais que envolvem modelagem 3D e animação gráfica para auxiliar na assimilação de alguns conceitos.
Carga horária: 60h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Propedêutica cardiovascular na Atenção Primária
O curso aborda a propedêutica médica cardiovascular com foco na assistência à pessoa em serviços de atenção primária à saúde. A partir da revisão semiotécnica do sistema cardiovascular e ancorado na anamnese e no exame físico, a capacitação conduz e fundamenta o raciocínio clínico para a investigação e a avaliação dos sinais e sintomas cardiovasculares epidemiologicamente mais comuns e frequentes. Encontra-se organizado em quatro unidades: hipertensão arterial sistêmica; síncope; dor torácica; e, insuficiência cardíaca.
Carga horária: 60h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Malária na Atenção Primária
O objetivo deste curso é sistematizar e ampliar o conhecimento de profissionais de saúde de nível superior que atuam na atenção primária em regiões endêmicas e não endêmicas para malária no Brasil. Dessa forma, espera-se que possam contribuir para a diminuição da morbimortalidade da malária por meio de diagnóstico oportuno e tratamento adequado.
Carga-horária: 60h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Medicina Rural
O curso aborda a realidade cultural e de saúde das comunidades rurais, tais como a organização, os fluxos e os recursos disponíveis na rede de atenção à saúde na realidade rural. Além das condições mais relevantes na Atenção Primária à Saúde em áreas rurais, destacam-se os acidentes ofídicos, a profilaxia de tétano e raiva no ambiente rural, a intoxicação por uso de agrotóxicos, os acidentes com ferramentas e o trauma ocular.
A oferta conta com o uso de vídeo aulas e infográficos, além de casos clínicos com o formato de decisões clínicas, com apresentação em etapas com o intuito de desenvolver a habilidade de fazer diagnóstico e propor a conduta nas condições mais relevantes nas áreas rurais do Brasil.
Carga horária: 45h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável na Atenção Básica - PAAS
O curso aborda o cenário alimentar e nutricional brasileiro, a classificação dos alimentos adotados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, além de aspectos teóricos e reflexivos para o planejamento e execução de ações coletivas de PAAS mais efetivas, considerando o indivíduo, o território e a comunidade.
O objetivo do curso é suprir a demanda de profissionais que buscam por qualificação direcionada para as ações coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS), mas também contribuir de forma dinâmica com o planejamento e o desenvolvimento das ações coletivas nas práticas cotidianas.
Carga horária: 30h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Doenças infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde
Dividido em três unidades, o curso aborda de forma ampla as principais medidas de vigilância e controle de agravos infectocontagiosos, bem como o manejo clínico. A primeira unidade traz a Vigilância na Atenção Básica à Saúde e os sistemas de informação; a segunda se refere às Vigilâncias de agravos selecionados, como dengue, tuberculose, aids, influenza e malária; e a última unidade trata a Abordagem clínica de agravos infectocontagiosos, como Síndrome gripal, hepatites virais, entre outros tópicos.
Apesar de concebido para capacitar o profissional médico, dentro da perspectiva da atenção primária, com destaque especial aos fluxos de serviços e processos de trabalho, a oferta é aberta a demais interessados de outras categorias profissionais.
Carga horária: 60h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde
O objetivo do curso é ampliar a capacidade de resolução clínico-oftalmológica na Atenção Básica à Saúde, apresentar orientações para a organização do serviço e do processo de trabalho profissional, bem como apontar procedimentos para encaminhamento do paciente a níveis secundários e terciários de atenção oftalmológica.
Carga-horária: 60h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Cuidado à Pessoa com Multimorbidade e Polimedicamentos
O curso busca qualificar médicos para identificar, avaliar e organizar o serviço de saúde para o atendimento e cuidado à pessoa com multimorbidade e polimedicação.
A ideia é oferecer aos profissionais de saúde ferramentas e subsídios que facilitam o desenvolvimento de habilidades clínicas centradas na identificação, avaliação e definição de planos de cuidados singulares à pessoa com multimorbidade, considerando as características dos serviços de Atenção Básica à Saúde: trabalho em equipe; ações de saúde apropriadas ao cuidado de pessoas com multimorbidade; recursos que auxiliam a avaliação da polifarmácia quanto ao risco de interações medicamentosas e parâmetros para o processo de desprescrição.
Para tanto, o conteúdo foi dividido em três unidades que tratam, respectivamente: da organização dos fluxos e processos de trabalho; do manejo clínico e cuidado integral à pessoa com multimorbidade; e do cuidado à pessoa com polifarmácia.
Carga horária: 45h
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Para saber mais sobre esses e outros cursos da UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos/.
UNA-SUS/UFMG lança 8 novas ofertas - Notícia - UNA-SUS (.gov)
Read More
No comments:
Post a Comment