Não é novidade que alguns alimentos têm propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e até antifúngicas. Hoje, falaremos especificamente daqueles que podem ajudar na cicatrização de alguns machucados. Saiba que alimentos são esses a seguir:
Carnes magras
Por serem fontes de proteínas, as carnes magras ajudam o corpo a criar novos tecidos, atividade essencial para a cicatrização. Além disso, são alimentos ricos em aminoácidos essenciais, que atuam na síntese do colágeno, e em zinco, elemento fundamental para a regeneração dos tecidos.
Nozes e castanhas
Esses produtos têm níveis importantes de gorduras saudáveis, além de agirem como anti-inflamatórios. Essas duas características, somadas à quantidade de zinco presente em nozes e castanhas, são essenciais para a cicatrização da pele.
Leguminosas
Lentilha, grão-de-bico e feijão são grãos ricos em proteínas e, para melhorar, não têm colesterol, diferentemente das carnes. Tanto a lentilha quanto o feijão tem ferro em sua composição, mineral essencial para a saúde do sangue e, por consequência, para uma boa cicatrização.
Folhas verdes escuras
Agrião, couve e espinafre são belos exemplos desses vegetais que, abundantes em vitamina K, ajudam o sangue a coagular e evitam novos sangramentos. Sempre consuma esse tipo de alimento depois de uma cirurgia, pois isso ameniza o aparecimento dos hematomas.
Frutas cítricas
A laranja, o abacaxi e o kiwi são exemplos de frutas que, ricas em antioxidantes, diminuem os efeitos dos radicais-livres no organismo. Além disso, como são fontes de vitamina C, ajudam o corpo a produzir colágeno e a absorver o ferro presente em outros alimentos.
Se você estiver com dificuldades de cicatrização ou se percebe que uma feridinha pequena na pele está demorando demais para sarar, busque ajuda médica. Algumas doenças, como o diabetes, são conhecidas por dificultar os processos de cicatrização.
Quanto antes você descobrir e começar a tratar, melhor.
5 alimentos que podem ajudar na cicatrização de machucados - Tudo Bahia
Read More
No comments:
Post a Comment