Rechercher dans ce blog

Friday, February 25, 2022

Milagre? Entenda por que algumas doenças somem espontaneamente - VivaBem

Para quem recorre à fé em situações complicadas, milagres podem ser compreendidos como acontecimentos divinos, inexplicáveis pelas leis naturais. Em medicina, seria dizer que alguém cujo estado de saúde foi desacreditado, devido às probabilidades baixíssimas de recuperação, sobrevivência, ineficácia de tratamentos disponíveis, superar todas as previsões e se sair bem, vencer uma enfermidade ou condição clínica muito difícil, surpreendendo até os especialistas.

Os médicos não costumam —e muitos não gostam de— comentar casos alheios, de pacientes que não acompanharam de perto. Reconhecem que, desses tipos, alguns em milhares são possíveis e já se depararam com alguns impressionantes.

Alegam ainda que não existem respostas para tudo (tanto que pesquisas e descobertas ocorrem todos os dias) mas, apoiados na ciência, sugerem o que podem ser alguns eventos confundidos com intervenções sobrenaturais: interações entre organismo e doenças que ativam a imunidade; fim de ciclos naturais —e confusos— ou sensíveis a mudanças; e diagnósticos errados. Essas são algumas hipóteses para as tais "curas".

"No caso, de massas tumorais, problemas musculoesqueléticos e neurológicos, lesões, dores, perda de força, entre outros", enumera Fabricio Buzatto, fisiatra e médico do esporte pela Unifesp (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo).

Doença contra doença

Considerado um "guardião", o sistema imune nos defende de invasores estranhos ou nocivos, como microrganismos, parasitas, células cancerígenas e órgãos transplantados. Quanto mais fortalecido, menor o efeito de doenças, que também podem ser abreviadas.

Em alguns casos, até mesmo as com potencial agressivo ou de risco podem cursar com um desfecho incomum, inofensivo e sumir, explica Candice Lima, oncologista da clínica Neoh, da Rede D'Or, em Recife.

Representação de anticorpos, sistema imune - iStock - iStock
Imagem: iStock

"Existem relatos, pouco frequentes, de regressão e desaparecimento espontâneos de tumores malignos, a exemplo de melanoma e carcinoma de células renais, sem tratamento específico. Normalmente, o motivo é a modulação do sistema imunológico, que é bem complexo. Pensa-se que ele pode ser estimulado para combater o desenvolvimento de uma infecção qualquer e isso acabar servindo contra um câncer 'camuflado'. É uma ação inesperada", completa Lima.

Em janeiro de 2021, o British Journal of Haemathology reportou que um homem de 61 anos diagnosticado com linfoma de Hodgkin e em estágio terminal contraiu o novo coronavírus e foi curado sem medicamentos. Exames mostraram que quatro meses depois, não havia mais sinais de câncer em seu organismo.

Segundo especialistas, a covid-19 pode ter ativado células antitumorais. Algo também já documentado após pneumonia infecciosa, colite e tuberculose.

Ciclos que terminam

Alimentação saudável pode 'curar' doenças - iStock - iStock

Alimentação saudável pode 'curar' doenças

Imagem: iStock

Existem condições autolimitadas (que somem sozinhas, sem ou apesar de algum tipo de tratamento) e confundem, principalmente as desencadeadas por vírus. Chikungunya, por exemplo, pode causar por meses e até anos dores articulares, queda de cabelo, alterações de atenção e visão e, quando passa, a pessoa acha que sarou de qualquer outra coisa "do nada". Em março, a Fiocruz Bahia publicou a respeito no International Journal of Infectious Disease.

Remissões espontâneas de enxaquecas, manchas e erupções cutâneas, fraqueza e amigdalite também podem decorrer do fim de ciclos virais, mas ainda períodos climáticos, estressantes, hormonais, uso de drogas cuja colateralidade se desconhece.

Ao mudar o estilo de vida (fazer exercícios, se alimentar bem, aprender a lidar com emoções) obtém-se ainda desaparecimento ou redução de inflamações, prisão de ventre, gastrite, impotência sexual, depressão e insônia.

"Quando se altera algum movimento de costume, ou treinos na academia, e até troca-se os sapatos pode haver 'cura' pela cessação de estímulos provocados", afirma Alexandre Stivanin, ortopedista especialista em cirurgia de joelho pela SBCJ (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho), complementando que crianças com deformidades ortopédicas, como nos braços, podem se "endireitar" à medida que crescem e desenvolvem camadas ósseas subsequentes.

Diagnósticos errados

Exame médico, consultório - iStock - iStock
Imagem: iStock

Problemas também desaparecem "misteriosamente" quando, de fato, não existem, mas são criados acidentalmente, ou acabam não localizados. São vários fatores que podem estar por trás de resultados alterados: testes de baixas eficácia e sensibilidade analítica; erros médicos de observação, apalpamento, interpretação de imagens; métodos de investigação limitados; pacientes que não respeitam procedimentos de realização de exames; e falhas de comunicação.

"A medicina é uma ciência probabilística, ou seja, nada é 100% seguro e eficaz. Diagnósticos têm uma porcentagem de estarem certos, ou não. Existem exames falsos positivos, assim como o contrário e tratamentos, que podem, ou não, ter sucesso", aponta Natan Chehter, geriatra pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) e da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ele sugere que, em dúvida, médicos sempre devem pesquisar mais.

Saber disso, porém, não deve desencorajar idas a consultórios e hospitais. Afinal, a chance de esperar que algum sintoma persistente suma sem fazer nada, ou menosprezar check-ups, ainda mais tendo algum histórico, é muito mais arriscado.

Há pessoas que se contentam com o que encontram na internet, recebem pelo celular e, com base nisso, se autodiagnosticam ou se autotratam. Atitudes que podem dar uma falsa segurança, mas que colocam a vida em perigo.

Adblock test (Why?)


Milagre? Entenda por que algumas doenças somem espontaneamente - VivaBem
Read More

No comments:

Post a Comment

Governo de Minas entrega 11 ônibus do Transporta SUS em Curvelo - Agência Minas Gerais

Seguindo a meta de levar os serviços de saúde cada vez mais próximos ao cidadão, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Sa...