Rechercher dans ce blog

Sunday, September 19, 2021

Uma vida de estigma: Mariana Silveira demorou 28 anos para ser diagnosticada com dermatite atópica e relata sofrimento - UOL

Quando mais jovem, Mariana ficava com medo de as pessoas acharem que ela tinha algo contagioso e sentissem nojo ou repulsa dela. Por esse motivo, não contava nem mostrava as lesões para pessoas fora da família. Não falava sequer para as melhores amigas, com receio de que elas se afastassem.

Era complicado, não sabia explicar o que tinha.

A alternativa para evitar comentários era usar roupas de manga comprida, no entanto, nem sempre dava certo e isso afetava sua autoestima.

"Eu me sentia feia e não queria sair. Perdi as contas de quantas vezes coloquei uma roupa para esconder as lesões e ela não me agradou. Aí, vestia outra e outra e também não gostava, até desistir e ficar em casa."

No calor, ela colocava biquíni quando ia à piscina, mas sempre passava protetor solar para tentar disfarçar as manchas escuras que ficavam após as lesões. "Fazia isso para tentar uniformizar a pele, mas o creme deixava a pele mais irritada e piorava a situação."

Outra dificuldade encontrada pela empresária era lidar com os palpites. Além dos diagnósticos errados que recebeu de pediatras e dermatologistas, Mariana perdeu as contas de quantas vezes foi "diagnosticada" nas filas de mercados e bancos por um monte de gente que se dizia "entender de medicina".

Os palpites variaram de micose, sarna, queimadura, psoríase, hanseníase, lúpus e incluíam até sugestões de tratamento. "Uma vez, falaram para eu fazer um círculo na lesão com caneta azul, pois isso impediria que a ferida se espalhasse para outras partes do corpo. Desesperada, fiz! Mas é óbvio que não funcionou."

Ao ver a neta se coçar sem parar, a avó de Mariana dizia que ela tinha impinge (infecção superficial na pele, causada por fungos), passou alguns chás na pele dela e a levou em uma benzedeira. "Pessoas mais velhas tinham a crença de que algumas doenças se curavam com benza. Minha avó tentou a tática para eu parar de me coçar, mas também não deu certo."

Adblock test (Why?)


Uma vida de estigma: Mariana Silveira demorou 28 anos para ser diagnosticada com dermatite atópica e relata sofrimento - UOL
Read More

No comments:

Post a Comment

Governo de Minas entrega 11 ônibus do Transporta SUS em Curvelo - Agência Minas Gerais

Seguindo a meta de levar os serviços de saúde cada vez mais próximos ao cidadão, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Sa...