Rechercher dans ce blog

Thursday, August 19, 2021

É perigoso, sim!: Diabetes descompensado causa complicações graves que comprometem a saúde e aumentam o risco de morte precoce - UOL

Quando pensa na infância, a funcionária pública Jenifer Pavani, 40, recorda das dificuldades que passou por ter diabetes tipo 1.

Recebi o diagnóstico aos 9 anos. Em 1990, não tínhamos muitas informações e sofri muito bullying pelo meu emagrecimento repentino.

Por ser jovem, ela se revoltou e não seguiu as recomendações de tratamento e mudanças na rotina. Por isso, comia descontroladamente e não monitorava a glicose. Depois de ir para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), decidiu que mudaria, mas as complicações chegaram muito cedo.

"Com 25 anos, recebi o diagnóstico de retinopatia diabética. Fiz tratamento com laser e cirurgias. Depois tive glaucoma, o que causou perda total da vista esquerda. Hoje enxergo apenas com 8% de um olho", completa.

Após perder a visão, ela descobriu que o diabetes também havia prejudicado seus rins e estava com insuficiência renal crônica. "Consegui retardar as complicações e estabilizar a doença. Mas com a pandemia, deixei de seguir o tratamento. Agora estou com 20% da função renal e esperando um transplante."

Apesar das dificuldades, foi aprovada em um concurso na Secretaria de Esportes da Prefeitura de Santos (SP). Lá, conheceu o esporte adaptado, competiu no atletismo e aprendeu a surfar. "Escrevi um livro para alertar sobre os riscos do diabetes. A prevenção e o tratamento adequado salvam vidas e a minha história não precisa se repetir."

Adblock test (Why?)


É perigoso, sim!: Diabetes descompensado causa complicações graves que comprometem a saúde e aumentam o risco de morte precoce - UOL
Read More

No comments:

Post a Comment

Governo de Minas entrega 11 ônibus do Transporta SUS em Curvelo - Agência Minas Gerais

Seguindo a meta de levar os serviços de saúde cada vez mais próximos ao cidadão, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Sa...