Idoso de 76 anos constrói a própria academia de madeira em casa, em Goiânia
O carpinteiro aposentado Paulo Rodrigues Barbosa, de 76 anos, construiu a própria academia em casa, em Goiânia. Com o apoio da esposa Sônia Ferreira Barbosa, o idoso fez quatro aparelhos de ginástica utilizando madeira e alguns objetos. O objetivo, segundo ele, era encontrar uma forma de poder se exercitar sem precisar sair de casa.
A ideia surgiu durante a pandemia de coronavírus. Paulo é carpinteiro e, antes de aposentar, trabalhava na criação de saltos para sapatos. Nas horas vagas, ele disse que gosta de se exercitar junto à esposa. Com a necessidade do isolamento social, o idoso resolveu criar a própria academia.
“Eu senti necessidade de continuar com o exercício e tive a ideia de fabricar esses aparelhos. Fui criando um e foi indo”, explicou seu Paulo.
Ao todo foram feitos quatro aparelhos: uma bicicleta ergométrica; uma cadeira extensora e flexsora; um "voador" e uma estação de musculação. Durante as criações, o idoso contou que utilizou madeira e alguns objetos, como uma bicicleta usada. Todo o projeto veio da cabeça de Paulo, sem auxílio de um desenho.
Para dar o toque final, dona Sônia, que é costureira, fez almofadas para trazer ainda mais conforto.
“Apoiei ele e resolvi fazer os banquinhos. Compramos as espumas, a capa e juntos fomos moldando e fazendo tudo certo”, explicou a idosa.
Idoso construiu academia de madeira sozinho durante a pandemia, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Exercícios durante a pandemia
Incentivados pelos familiares, o casal mantém uma rotina de exercício que é auxiliada pela nora e professora de educação física Cristiane Cunha. A profissional apontou a importância dos exercícios para a saúde física.
“Tenho orientado em relação a postura, a sobrecarga do peso e respeitando os limites e possibilidades de cada um. Além de evitar doenças relacionadas ao corpo físico, [o exercício] melhora a qualidade de vida evitando até a depressão”, explicou.
Com apoio da esposa, o casal se exercita em casa utilizando academia feita de madeira, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Criatividade
De acordo com a família, esta não é a única criação de Paulo. Considerado o "gênio da família", o carpinteiro já construiu uma máquina de fazer fubá e outra que mexe o doce de leite, visando a praticidade.
“Eu gostava de fazer doce de leite, mas tinha que ficar umas quatro horas mexendo direto com a colher, daí pensei: ‘vou fazer uma máquina para ligar e pronto'”, comentou, bem-humorado.
Além da academia, idoso já fabricou uma máquina que mexe o doce de leite, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Veja outras notícias da região em G1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Carpinteiro aposentado constrói a própria academia de madeira em casa, em Goiânia - G1
Read More
No comments:
Post a Comment