Familiares do adolescente Gabriel Felipe Sousa Assunção, de 17 anos, estão desesperados em razão da gravidade do seu quadro de saúde e da suposta falta de assistência médica adequada. Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína ainda na última terça-feira (6) sentindo muita dor de cabeça, vômito e dificuldades para enxergar. Desde então o paciente aguarda ser transferido para outra unidade.
"Chegou aqui na UPA e falaram que ele estava com suspeita de meningite, depois disseram que era suspeita de AVC. Pediram a transferência para o HDT [Hospital de Doenças Tropicais], mas negaram. Enviaram a solicitação para o Regional, mas foi negada também. Só passam remédio para dor de cabeça e quando acaba o efeito ele começa a se debater e volta a dormir", explicou o tio de Gabriel, Higor Alves de Sousa.
Segundo o tio, não fizeram sequer um exame de tomografia no adolescente. “Meu sobrinho está internado aqui na Upa desde terça-feira com suspeita de AVC hemorrágica e até agora não foi transferido para o Regional; e nem pediram autorização para fazer uma tomografia urgente”, reclama.
Ainda segundo o tio de Gabriel, o pedido de transferência para o Hospital Regional de Araguaína (HRA) só teria sido feito na noite dessa quinta-feira (8), e recusado pela unidade. “Só ontem a noite fizeram o pedido de transferência para o HRA sendo que ele está internado aqui desde terça-feira. O menino está largado, sem medicação, sem nada. Ele acorda e fala que a cabeça está doendo muito, e volta a dormir. A visão dele está afetada”, denunciou.
Superlotação
Segundo Higor, o HRA justificou falta de vaga ao negar o pedido de transferência. A unidade estaria superlotada. "Alegam que é [falta de] vaga. Ele é menor de idade, está com suspeita de aneurisma, de AVC, corre o risco de morrer. Muita gente já foi transferida daqui e ele continua aqui", declarou o tio.
"Tem praticamente uns cinco dias que ele só dorme. Está precisando de uma tomografia de urgência, só que ninguém não encaminha nada e ninguém faz nada. Ele vai acabar morrendo se deixarem aqui; todo mundo está revoltado com isso aqui. O erro foi que nos trouxemos ele pra cá. Era pra ter chamado o Samu e levar direto para o Regional", desabafou o tio.
UPA e HRA
O Portal AF Notícias solicitou esclarecimentos à direção da UPA e ao Hospital Regional de Araguaína (HRA). Aguardando retorno das duas unidades.
Na UPA há 5 dias, adolescente com suspeita de AVC não consegue vaga em hospitais - AF Notícias
Read More
No comments:
Post a Comment