Os episódios foram identificados por autoridades sanitárias dos Estados Unidos. O principal órgão do setor naquele país (FDA, na sigla em inglês) apontou o risco dessas duas doenças (chamadas de miocardite e pericardite), sobretudo entre as pessoas que receberam as duas doses.
Em seu comunicado, a Anvisa destaca que ainda não houve registro de situações como essa no Brasil e que os riscos desse tipo de ocorrência são baixos, sendo superados pelos benefícios da imunização com essas vacinas no combate à COVID-19.
Os Estados Unidos relataram a ocorrência de casos de miocardite e de pericardite após vacinação com imunizantes de RNA mensageiro, como o da Pfizer. A recomendação é de continuidade da imunização, uma vez que os benefícios superam os riscos.
%u2014 Anvisa (@anvisa_oficial) July 12, 2021
Acesse https://t.co/r7DDoSomJy pic.twitter.com/Cr1hrKXCZl
A agência mantém a recomendação de uso da Pfizer/BioNTech, a única vacina autorizada até o momento que emprega a tecnologia do RNA mensageiro.
O alerta da agência visa chamar a atenção especialmente dos profissionais de saúde para que fiquem atentos a esses riscos e atuem no diagnóstico e tratamento, caso estes tipos de complicações sejam detectadas.
Os sintomas mais comuns, conforme a Anvisa, são dor no peito, falta de ar, palpitações ou mudanças no ritmo dos batimentos cardíacos.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
Anvisa alerta para casos de doenças após vacinação contra a COVID-19 - Estado de Minas
Read More
No comments:
Post a Comment