Panela boa é panela bem conservada para não colocar a saúde em risco
Como escolher panelas aliadas da sua saúde? Confira os tipos, vantagens e tudo que você precisa saber - Imagem: Canva Pro
Sabe aquela canção que diz “panela velha é que faz comida boa”? Pois bem, hoje (07/11), o Blog Receitas Fáceis do Folha Go veio te trazer uma informação super importante: esse utensílio tem relação direta com o nosso bem estar e você vai entender o motivo! Saiba, portanto, como escolher panelas aliadas da sua saúde.
Quando falamos em saúde costumamos imaginar logo uma alimentação saudável e práticas de exercícios, não é mesmo? Porém, as panelas também entram nessa lista.
Como escolher panelas aliadas da sua saúde
Muita gente não sabe, mas as panelas têm relação direta com a saúde. Isso porque, dependendo do material que elas sejam feitas e da utilização, esses utensílios podem nos expor a diversos riscos sérios envolvendo a saúde.
Mas como assim? De forma simplificada, as panelas podem alterar a cor e o sabor dos alimentos; até aqui tudo bem. O problema é quando a panela libera substâncias prejudiciais à saúde por conta do desgaste em seu material.
Essa liberação de substâncias tóxicas a longo prazo pode causar doenças graves, como Alzheimer, Parkinson e alterações na tireoide, uma glândula super importante do nosso corpo que produz hormônios igualmente necessários.
Assim sendo, qualquer tipo de panela precisa ser bem cuidado, pois a manutenção adequada evita que esse problema ocorra. Caso você seja muito apegada (o) a um conjunto de panelas, mas ele está bem desgastado, melhor não utilizar mais para cozinhar, quem sabe para decorar, no máximo, ok?
Leia também: Como deixar panelas de alumínio brilhando: confira técnicas para remover gordura e manchas facilmente
Tipos de panelas: vantagens e desvantagens
Há diversos tipos de panelas e cada um deles necessita de um cuidado específico para não representar um risco à saúde. Confira, portanto, quais são eles, bem como suas vantagens e desvantagens.
Alumínio
Esse é o tipo mais comum e acessível. No entanto, é importante retirar o alimento da panela após ele ser preparado, caso você armazene por muitas horas.
A manutenção é simples, mas requer uma boa higienização frequente. Não é o tipo mais ideal para ter em casa com relação à saúde. Mas pode ser utilizada para preparar receitas rápidas.
Inox
Bonitas e de fácil manutenção, as panelas de inox são duráveis e apresentam um ótimo custo benefício.
Notícias relacionadas
Diferentemente do alumínio, ela não mancha facilmente, mas deve ser trocada com um certo tempo de uso, pois pode liberar metais tóxicos, contaminar os alimentos e facilitar o aparecimento de algumas doenças.
Antiaderente
Super práticas, não grudam o alimento e são muito fáceis de limpar, as panelas antiaderentes são a escolha de muitas pessoas.
Contudo, elas são compostas pelo ácido perfuoro-octanóico (PFOA) e pelo politetrafluoretileno (PTFE), substâncias altamente tóxicas.
O uso é permitido, mas somente com panelas novas ou preservadas. Ao menor sinal de deterioração, não as utilize.
Cerâmica
As panelas de cerâmica mantem o calor ideal para a preparação dos alimentos sem queimar, são antiaderentes e livre de materiais tóxicos, o que é perfeito para a saúde.
Porém, é um dos tipos mais caros do mercado.
Vidro
Outro tipo de panela super interessante quando o assunto é saúde. Entretanto possuem a mesma desvantagem das panelas de cerâmica: são mais caras.
Além disso, conduzem bastante calor, o que pode queimar o alimento com mais facilidade.
Há diversos outros tipos, mas esses são os mais comuns. Portanto, lembre-se: para manter a saúde, use sempre panelas em boas condições.
Leia ainda: Deixe suas panelas de inox novas com essa misturinha caseira e confira alternativas
Confira dicas para LIMPAR O INOX corretamente e tenha peças novas por mais tempo
Neste vídeo você vai aprender dicas valiosas de como limpar inox corretamente, desde panelas até eletrodomésticos. Seus produtos vão ficar como novos por mais tempo!
Como escolher panelas aliadas da sua saúde? Confira os tipos, como cuidar e tudo que você precisa saber - FolhaGO
Read More
No comments:
Post a Comment